Bem-Estar Animal

O setor de Bem-Estar Animal tem o objetivo de garantir a proteção ambiental por meio de ações integradas de fiscalização de denúncias de maus tratos, ações de controle de natalidade e programas contínuos de educação ambiental com enfoque no Bem-Estar Animal, realizando em média 25 vistorias por mês.  

Denúncias de maus tratos animal
Cada denúncia de maus tratos ao animal é formalizada por meio de Registros de Reclamação (RR) na Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Para cada RR gerada é efetuada vistoria no local, que consiste na verificação de procedência dos fatos denunciados. Nos casos em que se verifique que a procedência da denúncia, é feito o preenchimento do Termo de posse do animal, cujo os dados são inseridos em um cadastro de monitoramento, e ainda, promove-se a conscientização do tutor por meio de orientações e informações pertinentes, além da entrega da Cartilha do Bem-estar Animal.

O produto da vistoria é um relatório fotográfico acompanhado de informações sobre a situação do local e do animal. Dependendo da gravidade da situação, encaminhamos a solicitação de segunda vistoria ao setor de Zoonoses, com o veterinário, para a apuração de maus tratos e a sequência é a lavratura de Boletim de Ocorrência na Delegacia de Polícia, por configurar crime ambiental.

Em casos de animais silvestres machucados, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, com o apoio da Guarda  Municipal, realiza o resgate do animal e o encaminhamento ao Centro de Recuperação de Animais Silvestres – CRAS, do Parque Ecológico de Guarulhos.

Relatório Bem-estar Animal – Período Janeiro-Maio/2018 (Clique para visualizar)

Relatório Bem-estar Animal – Período Junho-Dezembro/2018 (Clique para visualizar)

Cartilha de Bem-estar Animal (Clique para visualizar)

Endereço: Av. Paulo Portela, 210– Centrus– Jardim Paulista
Horário de Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas / das 14 às 16 horas.
Telefone: (11) 4745-2055
E-mail: smma@suzano.sp.gov.br