30/06/2020

Viveiro Municipal e Fundo Social se juntam para estimular doação de garrafas plásticas

Itens podem ser descartados limpos e em bom estado dentro de uma estrutura metálica montada no Jardim Imperador

O Viveiro Municipal Tomoe Uemura agora dispõe de uma nova estrutura em sua parte externa para facilitar e incentivar o descarte de garrafas de plástico. A iniciativa foi realizada por meio de parceria com o Fundo Social de Solidariedade e integra a ação Recicla+PET Suzano, já em andamento na cidade. O material coletado será posteriormente destinado a ações ambientalmente corretas pela prefeitura.

Os interessados devem descartar os itens limpos e em bom estado dentro da estrutura metálica, que tem o formato de uma grande garrafa PET, a qualquer hora, diariamente. O Viveiro Municipal está em funcionamento, mas a visitação do público segue suspensa em razão da quarentena contra o novo coronavírus (Covid-19). Por esse motivo foi delimitada a área para doação do lado de fora, próximo à calçada, por tempo indeterminado.

O material arrecadado será usado para fins ecológicos, a exemplo da Sala Ambiental inaugurada pela Diretoria de Parques, Praças e Jardins nas dependências do Viveiro Municipal no ano passado e que teve todo o revestimento externo feito à base de garrafas PET. Parte dos itens, inclusive, será destinada aos ecopontos da cidade.

A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Suzano, Larissa Ashiuchi, disse que o objetivo é proporcionar a possibilidade às pessoas de darem a destinação correta a esse tipo de material reciclável. A iniciativa que promovida com o Viveiro Municipal é fundamental para evitar descartes incorretos e, assim, contribuir com a preservação do meio ambiente.

De acordo com um estudo elaborado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), não há um grau exato de biodegradação, mas estima-se que uma garrafa plástica leve centenas de anos para se decompor. Por isso a importância de se pensar cada vez mais em formas de estimular a doação e a reutilização sustentável deste e de outros materiais recicláveis. O Viveiro Municipal está localizado na avenida Senador Roberto Simonsen, 340, no Jardim Imperador.