08/04/2021

Vigilância Sanitária de Suzano notifica 16 estabelecimentos não essenciais

Fiscalização foi realizada no Jardim Dona Benta para orientar comerciantes sobre as determinações municipais

A Vigilância Sanitária de Suzano realizou fiscalização no Jardim Dona Benta nesta quinta-feira (08/04). Devido às denúncias recebidas daquela região, os agentes circularam pelo bairro verificando se os comércios abertos estavam operando de forma adequada e se enquadravam na categoria de serviço essencial. Ao todo, 19 comércios foram vistoriados. Destes, 16 receberam notificação.

A ação contou com o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM), do Departamento de Fiscalização de Posturas e da Polícia Militar. As fiscalizações estão sendo intensificadas no município para orientar os comerciantes e garantir que as determinações municipais de combate à pandemia do novo coronavírus (Covid-19) sejam cumpridas.

Atualmente Suzano se encontra na Fase Emergencial do Plano São Paulo, que limita o atendimento presencial dos estabelecimentos apenas para serviços essenciais. As restrições foram estabelecidas para conter a disseminação do vírus e atenuar os casos de internação na rede pública de saúde.

É importante lembrar que o uso de máscara é obrigatório, tanto em ambientes abertos como em fechados, e os serviços essenciais devem seguir protocolos de higiene, com a oferta de álcool gel, aferição de temperatura, respeito ao distanciamento mínimo entre as pessoas e outras ações que visem a proteção de todos, principalmente de idosos, gestantes e pessoas com doenças crônicas ou imunodeprimidas, conforme recomendações do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde.

De acordo com o responsável pela Vigilância Sanitária, Mauro Vaz, todos os estabelecimentos identificados como irregulares nesta ação foram orientados sobre as determinações municipais e a possibilidade de operar em outro formato permitido, como o drive-thru e o delivery. Segundo ele, as fiscalizações seguirão acontecendo na cidade ao longo das próximas semanas com o objetivo de preservar a saúde pública. Os fiscais não estão sendo recepcionados com nenhum tipo de comportamento agressivo. Para Vaz, os comerciantes entendem que é um momento delicado, colaborando com o trabalho da prefeitura.

Para realizar denúncias sobre funcionamento inadequado de comércios basta ligar para o Departamento de Fiscalização de Posturas no telefone (11) 4745-2046. Aglomerações e festas clandestinas podem ser denunciadas por meio do “Disk Aglomeração” de Suzano, no WhatsApp (11) 99317-3821.