19/01/2022

Vacinação contra a Covid-19 completa 1 ano em Suzano

Município soma mais de meio milhão de aplicações e 100% do público apto imunizado com ao menos uma dose

Diante do cenário de pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o dia 20 de janeiro ganhou um novo significado em Suzano. A data marcada pelo feriado municipal do Dia de São Sebastião, padroeiro da cidade, hoje também representa mais vida e esperança. Isso porque há um ano o município imunizava a enfermeira Geraldina Cristina Gabriel, a primeira cidadã suzanense a receber a vacina contra a Covid-19. De lá para cá, a cidade já registra mais de meio milhão de aplicações, contemplando 100% do público apto estimado com a primeira dose.

Para o secretário municipal de Saúde, Pedro Ishi, este primeiro ano de vacinação ficou registrado na memória de Suzano. “Conseguimos criar um movimento na cidade, impactando não só os servidores da Saúde, mas mobilizando todos os demais colaboradores da Prefeitura de Suzano, além de muitos voluntários. Nos primeiros nove meses de atendimento, concentramos a vacinação em polos estratégicos, com destaque para a atuação da Arena Suzano, que foi palco para a imunização de milhares de suzanenses. Sem dúvidas foi um período marcante e emocionante”, comentou.

Ao longo dos últimos meses, a pasta organizou dois grandes mutirões de vacinação. A chamada “Virada da Vacina” garantiu mais de 60 horas de atendimento ininterrupto no ginásio esportivo. As duas edições somaram cerca de 40 mil doses aplicadas em um curto espaço de tempo. “Seguimos a premissa de que tempo é vida, por isso nos empenhamos em fazer com que a vacinação pudesse alcançar o maior número possível de pessoas em Suzano. A estratégia foi importante à medida em que garantimos esse atendimento em horário alternativo à população, ao passo em que também não penalizamos a rede da Atenção Básica”, relembrou o prefeito Rodrigo Ashiuchi.

A força-tarefa deu resultado e, no início de dezembro, o município alcançou a marca de 244.880 pessoas vacinadas contra a Covid-19 com ao menos uma dose, superando 100% do público maior de 12 anos estimado pela Secretaria Municipal de Saúde. No mesmo mês, a pasta impulsionou a aplicação da terceira dose de reforço, garantindo mais segurança aos suzanenses. Já em 2022, o foco é a vacinação das crianças, começando pelos pequenos que apresentam quadro de comorbidade. O atendimento será nesta quinta e sexta-feira (20 e 21/01), conforme agendamento.

“Mais uma vez chegamos ao dia 20 de janeiro com muita alegria no peito. Estaremos com nossas equipes em campo para mais uma etapa da campanha de imunização contra a Covid-19. A vacinação das crianças representa um passo importante rumo ao futuro. Nosso maior desejo é controlar e cessar a pandemia, garantindo mais qualidade de vida a todos. Mas, para isso, contamos com a vacinação e com a colaboração do público, que deve seguir com o uso obrigatório da máscara e demais recomendações de enfrentamento ao coronavírus e outras síndromes respiratórias”, disse o chefe do Executivo.

Até o momento, Suzano contabiliza 539.244 aplicações, sendo 241.363 da primeira dose, 7.632 da dose única e 219.014 da segunda dose. Sendo assim, 93,9% dos imunizados já estão com o esquema vacinal completo. Em relação à terceira aplicação de reforço, 71.235 suzanenses já foram contemplados. A dose é recomendada para os adultos (18+ anos) que já completaram o esquema vacinal há pelo menos quatro meses.

O atendimento ao público geral, exceto crianças menores de 11 anos, segue nas 24 unidades de saúde. O acolhimento nas salas de vacinação ocorre de segunda a sexta-feira, das 8 às 15 horas, exceto em feriados e pontos facultativos. Para mais informações, o site www.suzano.sp.gov.br pode ser acessado.