13/01/2022

Unidades do Caps mantém atendimento em quatro polos na cidade

Unidades do Caps mantém atendimento em quatro polos na cidade

Locais realizam atendimentos específicos de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas

Os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) estão realizando atendimentos diários em suas quatro unidades na cidade de Suzano. O serviço oferecido pela Secretaria Municipal de Saúde contempla todas as regiões com profissionais e atendimentos especializados em demandas relacionadas à saúde mental, como tentativas de suicídio, profundo sofrimento mental, dependências químicas e situações de abusos. Munícipes de todas as idades podem acessar os serviços de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

Os profissionais designados atendem em quatro pontos da cidade, todos com atuações delimitadas específicas para determinados casos. Os Caps Alumiar (rua Otávio Miguel da Silva, 187 – Parque Suzano) e Devir (rua Eliziel Alves Costa, 223 – centro) atendem a pacientes com transtornos mentais graves e agudos, com prejuízo funcional, risco de agressividade, com prejuízo nos laços sociais, familiares, escolares ou acadêmicos e possíveis danos à saúde física, com estes precisando passar por um regime mais intensivo de tratamento.

Por sua vez, o centro Entrelaços (rua Anita Falcone, 170 – Vila São Francisco) é voltado para os cuidados com o público infanto-juvenil, recebendo crianças e adolescentes que apresentam transtornos mentais, que tenham sido vítimas de abusos, que apresentem problemas com uso de álcool e outras drogas e com prejuízos em suas relações interpessoais. Já o Caps AD (rua XV de Novembro, 26 – Jardim Guaió) cuida exclusivamente de pessoas que apresentam problemas decorrentes do uso de álcool e outras drogas.

Os equipamentos instalados oferecem atendimento multiprofissional em regime intensivo, com funcionários capacitados para tratar de pacientes egressos de internação psiquiátrica, bem como casos que não tenham resultado em internações prévias, apresentando sofrimento e/ou transtorno mental.

Para o secretário municipal de Saúde, Pedro Ishi, a atuação dos Caps vem fazendo a diferença na cidade, oferecendo atendimento exclusivo aos casos relacionados à saúde mental. “Especialmente com a pandemia, cuidar da mente e de sua saúde é fundamental, pois isso acaba por afetar o corpo em uma série de aspectos. Nossos funcionários que estão presentes nestes pontos são capacitados para estes tipos de atendimento e seguem à disposição da população”, completou.

Os centros também podem ser acessados por meio de seus números de telefone. O CAPS Alumiar atende pelo número (11) 4741-2004, o CAPS Devir através do (11) 4741-2718, a unidade Entrelaços por meio de (11) 4744-6120 e o espaço AD faz atendimentos pelo número (11) 4745-0563. Mais informações sobre os atendimentos podem ser encontradas no site oficial da prefeitura, suzano.sp.gov.br.