23/11/2022

Último ‘Trajetória Literária’ de 2022 recebe mulheres do ‘Sarau das Pretas’

Encontro no Cineteatro Wilma Bentivegna conta com participação de Elizandra Souza, Jô Freitas e mediação do escritor Sacolinha

A Secretaria Municipal de Cultura recebe as escritoras Elizandra Souza e Jô Freitas, do projeto “Sarau das Pretas” para a última edição de 2022 do “Trajetória Literária”, que acontece na noite desta quinta-feira (24/11), às 20 horas, no Cineteatro Wilma Bentivegna (rua Paraná, 70 – Jardim Paulista). A dupla contará suas histórias e experiências voltadas para a cultura preta e o combate ao preconceito. O autor suzanense Ademiro Alves de Sousa, o Sacolinha, fará a mediação do encontro.

O Sarau das Pretas é uma iniciativa artística e literária com atuação voltada para o cenário cultural periférico da cidade de São Paulo, sendo idealizado pela dupla que estará presente no cineteatro, em conjunto com Débora Garcia e Taisson Ziggy. As convidadas Elizandra e Jô atuam em várias vertentes em diversos pontos da região.

Escritora, poeta, jornalista, educadora e ativista cultural, Elizandra é autora dos livros “Quem pode acalmar esse redemoinho de ser mulher preta?”, de 2021; “Filha do fogo – 12 contos de amor e cura”, de 2020; “Águas da Cabaça”, de 2012; e coautora do livro “Punga”, de 2007. Ela também participou de uma série de produções literárias como editora e consultora.

Por sua vez, Jô é uma poeta e escritora nascida no Nordeste brasileiro e já realizou diversos projetos literários no Brasil e em países como Equador, Peru, Moçambique e África do Sul. Em 2021 ela foi premiada com o Troféu Baobá de Literatura e atua na área das artes cênicas, além de estar em um permanente trabalho com dicas de leitura e escrita nas redes sociais.

Segundo Elizandra, o sarau é performático e reúne múltiplas linguagens artísticas. “Sempre dizemos que essa produção é o nosso palco sagrado, pois é um espaço onde atuamos, cantamos e movimentamos nossos corpos, um verdadeiro sinônimo de liberdade. Sempre abordamos temas que incitam o debate a respeito de mazelas presentes na sociedade e, nesta noite, esperamos mostrar um pouco do que é nosso trabalho”, afirmou.

Para Sacolinha, contar com a presença das autoras na última edição do “Trajetória” no ano é uma honra. “Essas mulheres fazem um trabalho espetacular de incentivo à cultura e conscientização em várias áreas da Grande São Paulo e, nesta noite, teremos o enorme prazer de recebê-las aqui no Cineteatro para um papo divertido, irreverente e que, sem dúvidas, abrirá muitos portões para que os participantes enxerguem novos horizontes”, ressaltou.

O secretário de Cultura de Suzano, o vice-prefeito Walmir Pinto, celebrou a vinda dos convidados no “Trajetória Literária”. “O nosso projeto promove a participação de personagens importantes para a produção cultural de nossa região e, neste caso, na capital. Essas ações contribuem muito para a formação do público, inclusive com o incentivo à leitura, por isso convidamos a todos para esse importante evento”, finalizou.