13/08/2021

Suzano vence prêmio estadual de Práticas Inovadoras

Projeto “Prevenir a Violência Escolar” foi reconhecido por fortalecer o acolhimento psicopedagógico na rede municipal de ensino

A Prefeitura de Suzano foi premiada pelo governo do Estado, nesta sexta-feira (13/08), por Práticas Inovadoras na Educação e por sua atuação intersetorial no acolhimento de estudantes da rede municipal de ensino. A cerimônia aconteceu logo pela manhã, no Palácio dos Bandeirantes, no centro de São Paulo. O prefeito Rodrigo Ashiuchi esteve presente e recebeu a honraria das mãos do governador João Doria e do secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi.

Presente no evento, o chefe da pasta de Educação suzanense, Leandro Bassini, ao lado da supervisora Eliane Alencar, explicou que o reconhecimento faz parte de uma iniciativa para prestigiar as medidas transformadoras implementadas pelos municípios em diversas áreas, como Saúde, Segurança e Desenvolvimento Social.

O resultado foi obtido graças ao projeto “Prevenir a Violência Escolar”, que atua na identificação de alunos do ensino fundamental em situação de vulnerabilidade, com acompanhamento familiar e interdisciplinar. A medida teve início em 2019, quando a Educação municipal, com o apoio do Instituto Cultiva, realizou a formação continuada de diretores e coordenadores pedagógicos no combate ao desequilíbrio escolar. Com isso, cada uma das 64 unidades municipais de ensino participantes passou a ter ao menos um profissional capacitado.

A partir de então, estes servidores, chamados articuladores comunitários, se tornaram aptos a identificar crianças vulneráveis ou sob risco de se progredir para esta condição, por meio de um olhar atento às manifestações incomuns apresentadas por elas, como mudança brusca no desempenho escolar, alterações no comportamento, agressividade, marcas de violência, entre outros sinais. A partir do diagnóstico, são realizadas visitas aos domicílios destes alunos.

Com isso, os articuladores comunitários dialogam com as famílias e são capazes de identificar as origens dos problemas. Caso seja uma questão pedagógica, a escola é informada e passa a realizar abordagens alternativas com a criança. Se não for o caso, com outras questões como problemas familiares ou de saúde, os alunos ou responsáveis são encaminhados para um acompanhamento adequado por meio de órgãos municipais de outras secretarias, como Saúde, Assistência Social, Cultura ou Esportes, por exemplo.

Desde que foi implementado, o projeto “Prevenir a Violência Escolar” já atendeu mais de mil crianças por todas as comunidades da cidade. Destas, 300 foram identificadas em casos severos e passaram por acompanhamento interdisciplinar, sendo que cem já obtiveram melhora substantiva em sua situação ou foram encaminhadas para tratativas junto à esfera estadual. Atualmente, 200 crianças seguem sendo acompanhadas pelos profissionais municipais.

Em sua premiação “Cases Inovadores”, do programa Parcerias Municipais, que envolveu 723 projetos de 224 municípios, o governo do Estado de São Paulo reconheceu a iniciativa da prefeitura de Suzano como uma das oito maiores ações transformadoras implantadas em áreas prioritárias. O grande destaque se deu por causa da transversalidade da ação, que envolve não apenas a Educação, mas diversas outras secretarias em seu acolhimento.

Bassini destacou a importância da medida, que já tem alcançado resultados extremamente positivos e contribui para garantir a segurança e o pleno aprendizado de todas as crianças suzanenses. Ele afirma que o trabalho de acolhimento e acompanhamento que está sendo feito é essencial para prevenir a violência nas escolas, pontuando que não adianta intervir quando as consequências já aconteceram, sendo necessário observar a fundo as causas, a violência tem origens profundas. Por conta disso, o secretário ressalta que toda a gestão pública se mobilizou para ajudar neste suporte aos alunos e familiares.

Em sua fala, o chefe do Executivo de Suzano agradeceu às autoridades estaduais pelo reconhecimento e parabenizou todos os profissionais da prefeitura, de diferentes secretarias, pelo excelente serviço prestado em prol da população suzanense. Ashiuchi conta que esta conquista é fruto da dedicação e do empenho de todos os servidores municipais, como na Educação, Assistência Social, Saúde, Governo, e de outros envolvidos. O prefeito ressalta que a cidade tem um time forte e unido, que trabalha para oferecer o melhor aos moradores. Por fim, parabenizou a todos os profissionais.