27/07/2022

Suzano terá fórum regional de saúde nesta sexta-feira

Suzano terá fórum regional de saúde nesta sexta-feira

Evento vai tratar sobre os riscos de contaminação por mercúrio pelos trabalhadores e a forma de prevenção contra a intoxicação

Em parceria com o Centro de Referência de Saúde do Trabalhador (Cerest) Regional de Guarulhos, a Prefeitura de Suzano, por meio da Vigilância Sanitária, organiza o 128º Fórum Regional em Saúde do Trabalhador do Alto Tietê, que está marcado para ocorrer no Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi (rua Benjamin Constant, 682 – Centro), nesta sexta-feira (29/07), das 9 horas ao meio-dia.

Esta será a primeira edição presencial após a flexibilização das medidas tomadas para evitar o avanço do novo coronavírus (Covid-19) e Suzano acabou sendo o município escolhido para sediar a retomada do evento, que terá como tema a contaminação de trabalhadores por mercúrio. Um acidente que ocorreu em julho de 2020, na cidade de Santa Bárbara d’Oeste, onde 34 pessoas se intoxicaram com este metal e foram internadas, dará o tom das palestras.

Como a iniciativa será voltada à saúde dos profissionais, o encontro será direcionado a integrantes de vigilâncias sanitárias, sindicatos, do Ministério do Trabalho, entre outras entidades. “Vamos discutir os perigos que o trabalhador pode ter ao manusear mercúrio e queremos buscar a prevenção contra este tipo de intoxicação para que não ocorram acidentes”, destacou o diretor da Vigilância Sanitária de Suzano, Mauro Vaz.

Embora o evento seja direcionado, ele apontou que o conteúdo das palestras pode ser reproduzido nas empresas por meio das comissões internas de prevenção de acidentes (Cipas). “A ideia é que este conteúdo seja disseminado para que possa atingir o maior número possível de pessoas”, concluiu Vaz.

Os palestrantes convidados para o 128º Fórum Regional em Saúde do Trabalhador do Alto Tietê são Wilson José Guarda, da Vigilância Sanitária de Santa Bárbara d’Oeste; Cristiane Tranquillini Rezende, da Secretaria de Estado da Saúde; e Edson Haddad, da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb).

Metal líquido

Conhecido por ser o único metal encontrado em estado líquido em temperatura ambiente, o mercúrio pode ser utilizado para a criação de liga metálica e também em laboratórios e instrumentos de medidas, como o termômetro. Uma das maneiras de intoxicação ocorre com a evaporação de gases, que pode causar desde problemas estomacais até complicações do sistema nervoso e morte.