25/11/2017

Suzano terá Dia de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência Contra as Mulheres

Lançamento será realizado pela administração municipal em 6 de dezembro; iniciativa fará parte da campanha ‘Laço Branco’

A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social de Suzano, em parceria com outras pastas municipais, realizará em 6 de dezembro (quarta-feira) um evento para divulgação do Dia de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência Contra as Mulheres e da campanha “Laço Branco”. O evento será realizado na sede do Suzano Futebol Clube, o Suzaninho (rua Nove de Julho, 722, no centro).

Com início previsto para as 13 horas, a solenidade contará com a presença de autoridades do Poder Público e da sociedade civil organizada. Além do prefeito Rodrigo Ashiuchi e de membros do secretariado municipal (entre eles o chefe da pasta de Assistência e Desenvolvimento Social, Fátimo Aparecido Rodrigues), foram convidados juízes, promotores, representantes da subseção local da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), da Câmara e de entidades.

A cerimônia contará com a palestra do psicólogo e sociólogo Flávio Urra, que também coordena o programa “E agora, José”, dedicado a medidas socioeducativas de homens autuados por meio da Lei Maria da Penha na região do ABC Paulista. A apresentação trará o compartilhamento de experiências e de ideias voltadas para o fim da cultura da violência contra a mulher.

A solenidade também marcará o compromisso da administração municipal em aprovar e ratificar o projeto de lei que instituirá a data no calendário de eventos do município, possibilitando a realização de eventos em larga escala.

Para o prefeito de Suzano, o evento é importante para divulgar uma causa importante para a comunidade.

A data remete ao massacre ocorrido na cidade de Montreal, no Canadá, em 1989, quando Marc Lepine abriu fogo contra 14 mulheres que estudavam engenharia na universidade local, por ser contra a presença feminina em um curso tradicionalmente masculino. Desde então, foram realizadas ações de combate a esse tipo de violência e, em 2007, uma lei federal instituiu a data no calendário nacional.