19/10/2021

Suzano tem programação especial voltada à saúde da mulher neste sábado

Atendimento em alusão à campanha Outubro Rosa será realizado em cinco unidades do município

A Secretaria de Saúde de Suzano promoverá no próximo sábado (23/10) uma programação especial de atendimento voltado à saúde da mulher, em alusão à campanha Outubro Rosa, que discute a conscientização sobre a prevenção do câncer de mama. As atividades devem acontecer em cinco postos do município, das 8 às 16 horas. Parte dos serviços será à livre demanda, sem a necessidade de agendamento.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Pedro Ishi, a ideia é realizar uma ação descentralizada, contemplando todas as áreas da cidade. Na região norte, estarão em atendimento a Unidade Básica de Saúde (UBS) Stelina Maria Barbosa (Rua Maria do Carmo Borges Lingeard, 125 – Miguel Badra Alto) e UBS Alzira Pereira Mayer (Rua Manoel Honorato dos Santos, 301 – Jardim Alterópolis). Já no distrito de Palmeiras, o acolhimento especial será na UBS Palmeiras (Rua Crispim Adelino Cardoso, 157 – Recanto Feliz).

A região central contará com atendimento na UBS José Mariano de Souza Coutinho Jr. (Rua Assembleia de Deus, 479 – Jardim Colorado) e na UBS do Jardim Monte Cristo, que passará a contar com novo endereço: avenida Cachoeira, 70. Na nova unidade do Monte Cristo, que também será inaugurada neste sábado (23/10), o objetivo é fazer o atendimento desta grande ação da saúde da mulher das 13 às 16 horas, logo após a cerimônia de abertura pela manhã.

Na oportunidade, a nova UBS Monte Cristo deve oferecer à livre demanda atendimento em avaliação odontológica, acolhimento em saúde mental e coleta de papanicolau, sendo que este último procedimento requer um preparo prévio de praxe recomendado para as mulheres. A unidade Jardim Colorado deve oferecer os mesmos serviços, com exceção da coleta de papanicolau. No entanto, a grade de atividades nesta UBS deve abranger a oferta de testes rápidos à livre demanda e o exame de eletrocardiograma para pacientes previamente agendados.

A unidade do Miguel Badra, na região norte, vai garantir atendimento à livre demanda para avaliação odontológica e para liberação de pedidos de mamografia e ultrassom. Já o procedimento de papanicolau nesta UBS terá como foco as pacientes previamente agendadas, podendo ainda ser acolhida a demanda de mulheres que estiverem em preparo para o exame. O mesmo deve ocorrer no posto do Jardim Alterópolis, que terá ainda palestras e oficinas terapêuticas. Por fim, em Palmeiras, a programação prevê papanicolau pré-agendado, acolhimento em saúde mental, avaliação odontológica, testes rápidos e auriculoterapia.

Para a diretora de Atenção Básica, Flávia Verdugo, a expectativa é de que cada unidade chegue a atender 500 mulheres, alcançando uma média de 2,5 mil suzanenses. Ela comentou que ao longo do ano a pasta tem realizado diferentes mutirões aos finais de semana, sobretudo voltado à saúde da mulher. Em outubro, que é um mês especial, não poderia ser diferente. Então, o foco será garantir mais uma oportunidade de atendimento que visa a orientação e a prevenção ao câncer de mama e também do colo de útero, por meio do papanicolau.

O secretário Pedro Ishi lembrou que a iniciativa auxilia na fluidez das demandas por exames, à medida que atende à livre demanda de papanicolau, garante eletrocardiograma em horário alternativo às pacientes agendadas e libera pedidos de exames de imagem, entre eles o de mamografia.

Ele disse que, desde 2020, com a pandemia da Covid-19, muitas mulheres deixaram de ir ao médico e realizar seus exames de rotina. Então, neste ano, o foco é agilizar essa demanda porque um diagnóstico precoce é sinônimo de mais chances de cura. Suzano também recebeu um novo mamógrafo no início do mês que vai auxiliar muito na diluição dos pedidos daqui para frente.