28/05/2021

Suzano se reúne com DER em busca de melhorias para estradas da cidade

Suzano se reúne com DER em busca de melhorias para estradas da cidade

Prefeitura apresentou projetos iniciais ao órgão para viabilizar futuras obras

A Prefeitura de Suzano, por meio da Secretaria Municipal de Manutenção e Serviços Urbanos, se reuniu nesta semana com representantes do Departamento de Estradas e Rodagens (DER) para viabilizar melhorias nas estradas vicinais da cidade. O encontro foi realizado na sede da Divisão Regional 10, na Vila Mariana, em São Paulo.

Na ocasião, o chefe da pasta, Samuel Oliveira, apresentou aos engenheiros do órgão os projetos preliminares para revitalizar importantes vias do município, que são responsáveis por ligarem diversos bairros, como a avenida Avelino Mariano Pena, na região sul, conhecida como estrada do Caulim, que cruza parte do distrito de Palmeiras. As estradas do Suzano e do Portão do Honda também seriam beneficiadas com as medidas. Para esta última é previsto um serviço complementar, pois o espaço já se encontra parcialmente pavimentado.

Durante o mês de maio, as equipes municipais estiveram por essas vias realizando análise e levantamentos de dados sobre suas características, condições, extensão e demais fatores importantes para a consolidação das obras. Para isso, foram realizados serviços de topografia e sondagem. Com estes registros, a administração municipal informou a importância e urgência das devidas manutenções ao departamento, que é responsável pela conservação das estradas vicinais do município.

Segundo Oliveira, a reunião foi positiva e a expectativa é que aconteçam mais encontros com o DER para, em conjunto com a equipe técnica do órgão, viabilizar o prosseguimento dos projetos e promover mais melhorias à cidade. Ele afirmou que as equipes seguem colhendo dados das estradas que serão beneficiadas para alinhar os detalhes com os engenheiros estaduais e, em breve, negociar a inclusão das medidas para posterior abertura de licitação do governo do Estado.

Além dos pontos discutidos com o DER na ocasião, a administração municipal já havia garantido junto ao governo do Estado a implementação de manutenções e melhorias para outras estradas vicinais da cidade, como a dos Fernandes e a de Santa Mônica. Juntas, apenas as duas têm uma extensão total de 14,4 quilômetros a serem contemplados.