28/05/2021

Suzano se reúne com DER em busca de melhorias para estradas da cidade

Prefeitura apresentou projetos iniciais ao órgão para viabilizar futuras obras

A Prefeitura de Suzano, por meio da Secretaria Municipal de Manutenção e Serviços Urbanos, se reuniu nesta semana com representantes do Departamento de Estradas e Rodagens (DER) para viabilizar melhorias nas estradas vicinais da cidade. O encontro foi realizado na sede da Divisão Regional 10, na Vila Mariana, em São Paulo.

Na ocasião, o chefe da pasta, Samuel Oliveira, apresentou aos engenheiros do órgão os projetos preliminares para revitalizar importantes vias do município, que são responsáveis por ligarem diversos bairros, como a avenida Avelino Mariano Pena, na região sul, conhecida como estrada do Caulim, que cruza parte do distrito de Palmeiras. As estradas do Suzano e do Portão do Honda também seriam beneficiadas com as medidas. Para esta última é previsto um serviço complementar, pois o espaço já se encontra parcialmente pavimentado.

Durante o mês de maio, as equipes municipais estiveram por essas vias realizando análise e levantamentos de dados sobre suas características, condições, extensão e demais fatores importantes para a consolidação das obras. Para isso, foram realizados serviços de topografia e sondagem. Com estes registros, a administração municipal informou a importância e urgência das devidas manutenções ao departamento, que é responsável pela conservação das estradas vicinais do município.

Segundo Oliveira, a reunião foi positiva e a expectativa é que aconteçam mais encontros com o DER para, em conjunto com a equipe técnica do órgão, viabilizar o prosseguimento dos projetos e promover mais melhorias à cidade. Ele afirmou que as equipes seguem colhendo dados das estradas que serão beneficiadas para alinhar os detalhes com os engenheiros estaduais e, em breve, negociar a inclusão das medidas para posterior abertura de licitação do governo do Estado.

Além dos pontos discutidos com o DER na ocasião, a administração municipal já havia garantido junto ao governo do Estado a implementação de manutenções e melhorias para outras estradas vicinais da cidade, como a dos Fernandes e a de Santa Mônica. Juntas, apenas as duas têm uma extensão total de 14,4 quilômetros a serem contemplados.