07/04/2021

Suzano reforça cadastramento de Instituições de Longa Permanência

Entidades de acolhimento devem se manifestar para garantir vacinação aos idosos

A Prefeitura de Suzano reforça junto à população a importância do cadastramento das Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) neste período de vacinação contra a Covid-19. O intuito é garantir que a imunização chegue às pessoas acolhidas em entidades ainda não regularizadas. Para tanto, informações sobre o local devem ser encaminhadas ao setor de Vigilância em Saúde, por meio do telefone (11) 4745-2035 ou pelo e-mail visa.sms@suzano.sp.gov.br.

Desde o início da campanha de imunização, a Secretaria Municipal de Saúde já alcançou todas as 13 instituições cadastradas junto à municipalidade, contemplando mais de 250 residentes com a primeira e a segunda dose contra a Covid-19, além de cuidadores e demais profissionais atuantes nas unidades. Agora, a administração municipal se junta ao Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP) para uma ação que visa reforçar o alerta a entidades não regularizadas que ainda não receberam as equipes de vacinação.

A iniciativa convoca toda a população a se engajar na proteção dos idosos, informando o poder público sobre a eventual existência dessas instituições. O secretário municipal de Saúde, Pedro Ishi, disse que todas as entidades reconhecidas pela municipalidade já receberam as duas doses da vacina. O foco agora é descobrir entidades de abrigamento de pessoas idosas que ainda não receberam a visita de uma equipe de vacinação. Para isso, a pasta conta com a população na tarefa de identificar esses locais e garantir que todos os idosos sejam vacinados contra a Covid-19 em Suzano.

Para informar detalhes sobre esse tipo de entidade, o MPSP recomenda que a população procure órgãos como a Vigilância Sanitária, o Conselho Municipal do Idoso, a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social ou a Promotoria de Justiça do Idoso. Em Suzano, o público poderá encaminhar informações diretamente ao setor de Vigilância em Saúde, por meio do telefone (11) 4745-2035 ou pelo e-mail visa.sms@suzano.sp.gov.br, com o assunto “Cadastro de ILPI”. O secretario finalizou dizendo que o mais importante é garantir a vacinação de todos os idosos