05/10/2022

Suzano recebe selo Connected Smart Cities em evento na capital

Suzano recebe selo Connected Smart Cities em evento na capital

Cidade está entre as mais inteligentes e conectadas do País; certificação foi entregue ao secretário Elvis Vieira nesta quarta-feira (05/10)

A Prefeitura de Suzano recebeu nesta quarta-feira (04/10) o selo Connected Smart Cities, que é uma ferramenta de incentivo ao desenvolvimento e reconhecimento das boas práticas em cidades inteligentes. A iniciativa, promovida pela Plataforma Connected Smart Cities em parceria com a Spin (Soluções Públicas Inteligentes) e a Urban Systems, avalia as ações e o nível de envolvimento dos municípios, além de observar o Ranking Connected Smart Cities, em que Suzano ocupa a 86ª posição no País.

Esta é a primeira vez que o município figura entre os cem mais inteligentes e conectados, ocupando ainda a 50ª posição da região Sudeste. Na oportunidade, o selo na categoria Aspirante foi recebido pelo secretário municipal de Planejamento Urbano e Habitação, Elvis Vieira. De acordo com o chefe da pasta, a conquista é fruto do investimento do município em políticas de desburocratização, planejamento e inovação.

“Ao longo dos últimos anos evoluímos em diferentes frentes de trabalho, atuando na integração de serviços, otimização e utilização de recursos de forma sustentável e inteligente. Entre as iniciativas estão as aprovações de importantes legislações que adequam Suzano às atuais demandas da população, como é o caso da lei municipal nº 5.236/2020, que garante a instalação de estruturas de suporte à Estação de Rádio-Base (ERB). A ferramenta jurídica permite à cidade receber a tecnologia 5G, que é a quinta geração de internet móvel, com maior alcance e velocidade”, explicou.

O prefeito Rodrigo Ashiuchi também comemorou a novidade, relembrando a evolução de Suzano em importantes rankings. “Em 2021 também aparecemos no ranking nacional ‘Cidades Amigas da Internet’. O estudo, que analisa as condições para implementação e uso dos serviços via web, colocou o município entre as dez primeiras posições no País. Hoje somos novamente reconhecidos na temática, graças às nossas práticas implementadas para aprovação de projetos e avanços tecnológicos. Esta é uma conquista nossa, que cada cidadão se sinta parte integrante do processo de crescimento do município”.

Connected Smart Cities

Na última terça-feira (04/10) Suzano também marcou presença no Connected Smart Cities, por meio da secretária municipal de Administração, Cintia Renata Lira. A experiência garantiu mais oportunidade de conhecimento sobre as melhores e mais recentes ferramentas voltadas à administração pública.