26/11/2019

Suzano recebe homenagem em Prêmio Nacional de Saúde Bucal

Na etapa paulista, cidade conquistou o primeiro lugar na categoria até 500 mil habitantes pela realização de políticas públicas para o setor

O secretário de Saúde de Suzano, Luis Cláudio Guillaumon, e a coordenadora de Saúde Bucal, Marisa Sugaya, receberam na noite desta segunda-feira (25/11) uma homenagem pelo primeiro lugar do município na etapa estadual do Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal 2019. O evento ocorreu na Casa da Odontologia Paulista, em São Paulo.

Também participaram da premiação a técnica em Saúde Bucal Jaqueline Alencar e a diretora técnica da pasta, Tânia Mara Porfírio. A equipe recebeu uma placa alusiva e um certificado do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP).

Suzano conquistou o primeiro lugar na categoria até 500 mil habitantes pela realização de políticas públicas para o setor, superando outros 23 municípios inscritos. Houve ainda mais quatro categorias, com a participação total de 66 cidades paulistas, maior número em comparação com as edições anteriores.

A premiação teve por objetivo contemplar as prefeituras que se destacaram pela implementação e efetivação de políticas públicas em saúde bucal em 2018. Os vencedores foram selecionados de acordo com critérios como Financiamento em Saúde, Controle Social, Política Municipal de Saúde Bucal, Assistência Odontológica Básica, Assistência Odontológica Especializada, Promoção em Saúde Bucal, Vigilância em Saúde, Quadro de Pessoal, Remuneração na Atenção Básica e Educação Permanente.

A Prefeitura de Suzano somou 85 pontos nos quesitos. Além de apresentar as ações, era obrigatório comprovar que todas foram realizadas de fato. O resultado foi divulgado em 10 de setembro. O município também representou o Estado de São Paulo na etapa nacional, onde ficou em quarto lugar na sua categoria.

Marisa disse que a equipe não trabalha com a finalidade de receber prêmio, que apenas chega coroando esta força-tarefa. Para ela, o resultado retrata os profissionais engajados, comprometidos e que amam o que fazem. Com esta união, será possível encontrar mais motivação para promover o melhor para a população, por meio da Saúde Bucal Pública. Ficamos muito gratos e vamos seguir enfrentando nossos desafios para mel

As cidades de Mombuca, Descalvado, São Sebastião e São Bernardo do Campo foram as vencedoras das outras categorias da etapa paulista do Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal 2019. Na sequência de Suzano, Diadema ficou em segundo lugar e Jundiaí em terceiro.

Guillaumon concluiu dizendo que esta é mais uma importante conquista para Suzano, para a Saúde Pública e Saúde Bucal. O prêmio evidenciou e concretizou um trabalho de gestão realizado com muita dedicação, profissionalismo e amor.