30/08/2021

Suzano participa do lançamento do programa ‘Desenvolve Municípios’

Suzano participa do lançamento do programa ‘Desenvolve Municípios’

Iniciativa do governo do Estado traz novo financiamento para que prefeituras possam investir em infraestrutura urbana

O secretário de Planejamento Urbano e Habitação de Suzano, Elvis Vieira, participou nesta segunda-feira (30/08) de um evento do governo do Estado para o lançamento do programa “Desenvolve Municípios”. A iniciativa oferece uma linha de crédito inédita para que cidades com mais de 50 mil habitantes possam financiar novas obras de infraestrutura urbana.

Os detalhes da medida de incentivo ao crescimento econômico dos municípios foram apresentados durante evento no Palácio dos Bandeirantes, na capital paulista. Por meio do programa, R$ 1 bilhão será destinado para que as prefeituras possam implantar novos projetos de pavimentação, recapeamento e iluminação pública com condições especiais de juros e prazos, de forma a não prejudicar as finanças locais.

A iniciativa já está disponível e faz parte de uma parceria entre as Secretarias de Estado da Fazenda e de Planejamento e Desenvolvimento Regional com o Desenvolve SP. Com isso, os municípios terão acesso a crédito com custo efetivo e subsidiado. As condições incluem oito anos de prazo para pagamento, com dois anos de carência e juros de Selic + 3% ao ano. Segundo a gestão estadual, a medida garante acesso a uma linha com os melhores juros do mercado.

Segundo o governador do Estado de São Paulo, João Doria, este é o maior programa de financiamento já realizado pelo Estado. Segundo ele, este é um recurso extremamente expressivo tendo em vista as condições em que estão sendo disponibilizados e capilarizados para os municípios com mais de 50 mil habitantes.

Vieira afirmou que Suzano estuda aderir ao programa e destacou a importância da medida, que abre novas possibilidades de crescimento para todas as cidades do Estado. O titular conta que ela gera uma grande oportunidade de crescimento em diversos aspectos, em especial visando o cenário pós-pandemia. Os recursos garantem a viabilidade de novos projetos de desenvolvimento urbano, que são fundamentais para o município se modernizar e continuar a crescer.