21/10/2021

Suzano participa de reunião com Meio Ambiente do Estado e com apicultores do Alto Tietê

Prefeito Rodrigo Ashiuchi esteve em encontros na capital paulista e também em Mogi das Cruzes

O prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi, participou de duas importantes agendas nesta quinta-feira (21/10): uma com o secretário estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente (Sima), Marcos Penido, e outra com os produtores de mel do Alto Tietê. As reuniões, organizadas pelo Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), buscaram firmar parcerias para avanços nos respectivos setores.

Logo pela manhã, o chefe do Executivo suzanense foi à capital paulista para assinar um novo termo de cooperação entre a região e o governo do Estado, buscando possibilitar o avanço em ações na área dos resíduos sólidos. Na oportunidade, foi falado sobre a importância ambiental do Alto Tietê por concentrar grande parcela da reserva florestal paulista e ser uma importante região produtora de água.

Penido afirmou que desde quando foi firmada parceria com o Condemat, em 2017, diversas questões avançaram a respeito dos resíduos sólidos. Ele conta que renovar a parceria possibilita avançar pelos próximos anos na fiscalização do descarte irregular de resíduos da construção e a ampliação de projetos para a reciclagem. Ele agradeceu o apoio do prefeito Rodrigo Ashiuchi em todo o processo.

Também estiveram na reunião o secretário municipal de Meio Ambiente, André Chiang; a diretora da pasta, Solange Wuo; o secretário-executivo do Condemat, Adriano Leite; o prefeito de Salesópolis e presidente do Subcomitê da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê, Vanderlon Oliveira Gomes; o assessor executivo da Sima, Carlos Lothar; e o coordenador executivo do Comitê de integração de Resíduos Sólidos (CIRS), José Valverde.

De lá, Ashiuchi foi à Prefeitura de Mogi das Cruzes, onde ocorreu a formalização do 1º Arranjo Produtivo Local (APL). O ato visa fortalecer a cadeia produtiva do mel no Alto Tietê, buscando apoio junto ao Estado para facilitar acesso a financiamentos e outros investimentos para fomento do segmento.

Ashiuchi afirmou que esta ação vai beneficiar cerca de 200 produtores de mel que atuam na região. O grupo é responsável por movimentar aproximadamente R$ 500 mil na economia regional, promovendo a geração de emprego e renda, ao longo do primeiro semestre deste ano. Pontuou também que este é um importante setor, que merece apoio e destaque.

Por fim, o prefeito suzanense agradeceu o empenho de todos. Ele afirma que foram duas importantes agendas, uma voltada à preservação do Meio Ambiente e outra de fomento ao empreendedorismo. Ressaltou que segue trabalhando e lutando para o crescimento de Suzano e do nosso Alto Tietê. Por fim, aproveitou também para parabenizar a todos os prefeitos do Condemat pelo empenho.