07/06/2022

Suzano oferta 4ª dose a profissionais da Saúde e pessoas acima de 50 anos

Suzano oferta 4ª dose a profissionais da Saúde e pessoas acima de 50 anos

Imunização contra o novo coronavírus ocorre nos 24 postos, de segunda a sexta-feira, das 8 às 15 horas

A campanha de imunização contra o novo coronavírus (Covid-19) inicia mais uma etapa em Suzano com a oferta da quarta dose a profissionais da Saúde e à população acima de 50 anos de idade. O atendimento segue normalmente, nos 24 postos da cidade, de segunda a sexta-feira, das 8 às 15 horas. Vale destacar que o acolhimento não requer agendamento prévio. A terceira dose também está disponível para jovens a partir de 12 anos.

Para receber a aplicação, os públicos prioritários já devem ter concluído a etapa anterior há quatro meses ou mais. O atendimento nas salas de vacinação ocorre mediante apresentação de documento original com foto e o cartão de imunização. No caso dos profissionais de Saúde, a recomendação é para que também seja apresentado um comprovante de vínculo empregatício na área de atuação.

Outro público recentemente incluído no reforço da imunização contra a Covid-19 é de adolescentes entre 12 a 17 anos, que agora já podem receber a terceira aplicação, conforme recomendação do Ministério da Saúde e orientações do governo do Estado de São Paulo. Tal atendimento é destinado a quem completou o esquema vacinal há quatro meses ou mais, sendo necessária a mesma documentação para os que vão receber a quarta aplicação.

De acordo com o chefe da pasta, Pedro Ishi, o avanço da campanha segue de acordo com orientações técnicas e corresponde às medidas preventivas estipuladas pela secretaria. “Observamos novamente um leve aumento no índice de casos registrados, que felizmente não evoluem para o agravamento com internação e óbito, graças à vacinação. Por isso, é muito importante que todos se atentem às aplicações de reforço com a terceira e a quarta dose. Além disso, atualmente, recomendamos a adoção das máscaras de proteção, sendo obrigatória entre os alunos em salas de aula”, destacou.

Influenza e sarampo

As campanhas de imunização contra a influenza (gripe) e o sarampo também seguem em vigência até o dia 30 de junho (quinta-feira) ou enquanto houver doses disponíveis.

A primeira contempla os idosos; trabalhadores da Saúde; gestantes, puérperas e crianças com idade entre seis meses e menores de 5 anos (até 4 anos, 11 meses e 29 dias); povos indígenas e professores; pessoas com deficiência ou com comorbidades; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário e portuários; agentes de forças de segurança e militares das forças armadas; funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade; e adolescentes sob medida socioeducativa.

Já a vacina tríplice viral (SCR – sarampo, caxumba e rubéola) é voltada às crianças com idade de seis meses até 4 anos, 11 meses e 29 dias. Para garantir a aplicação deve-se apresentar documento original com foto e caderneta de vacinação.