21/06/2022

Suzano inaugura Central de Triagem de Recicláveis no bairro Cidade Miguel Badra

Suzano inaugura Central de Triagem de Recicláveis no bairro Cidade Miguel Badra

Com capacidade para receber mais de duas mil toneladas de materiais por mês, unidade será referência de triagem no município contemplando todas as regiões

O prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi, inaugurou na noite desta terça-feira (21/06) a Central de Triagem de Recicláveis Dr. Edson Gianuzzi, no bairro Cidade Miguel Badra, localizada no número 950 da rua Mário Bochetti. Com capacidade para receber mais de duas mil toneladas de materiais por mês, o espaço será referência de triagem no município com o apoio da unidade do Jardim Colorado, visando reforçar as ações de preservação ambiental e sustentabilidade.

O projeto da nova unidade para fortalecimento da coleta seletiva em Suzano contou com um investimento de R$ 1,6 milhão, no qual 90% deste montante é oriundo do convênio firmado com o Fundo de Investimentos Difusos (FID), vinculado à Secretaria de Estado da Justiça e da Defesa da Cidadania e mantido por ações civis públicas, e 10% da administração municipal. A conquista do aporte foi apoiada pelo deputado estadual André do Prado.

O complexo totaliza 700 metros quadrados de área construída que abrange uma sala administrativa, refeitório, vestiários, local de recebimento e área de armazenagem. Os trabalhadores do local também vão dispor de equipamentos pesados para o sistema de triagem, prensagem e armazenamento, com esteiras elevada e alimentadora e a prensa enfardadeira horizontal, instituídas para facilitar e reduzir a força humana necessária na operação, sendo uma referência no setor em escala nacional.

Desta forma, será possível atender à demanda de resíduos sólidos residenciais que o município produz mensalmente. A expectativa é que com a consolidação da nova unidade, a Central do Jardim Colorado assuma as funções de triagem preliminar e de área de transbordo dos recicláveis da região, bem como de um novo ecoponto e também para o bazar de reciclagem, chamado “Reciclando Ideias”. Em consonância com este trabalho, a nova instalação se torna apta para ampliar a capacidade de captação e processamento dos materiais como plástico, metal, papel e vidro, obtidos por meio da coleta seletiva de lixo, até a sua comercialização.

Durante a solenidade oficial, o secretário municipal de Meio Ambiente, André Chiang, ainda endossou o trabalho realizado para recolhimento e destinação regular dos resíduos, tanto recicláveis quanto inservíveis. “A pasta está engajada com diversas iniciativas para preservação ambiental, desde o licenciamento e fiscalização até o descarte correto. A nova unidade vem para somar todos estes esforços e sinalizar o caminho do desenvolvimento ambiental que estamos trilhando. É a realização de um sonho vivenciado em conjunto com toda a população e que agora se tornou realidade”, afirma.

O investimento no novo equipamento configura uma escolha assertiva para o município e está alinhado com a política de ressarcimento das despesas relacionadas à reconstituição de danos do Meio Ambiente, conforme afirmou o deputado estadual André do Prado. “Uma Central de Recicláveis é sinônimo de preservação ambiental com foco na transformação social da comunidade, uma das bandeiras que carrego. Fico muito honrado em contribuir com este avanço em Suzano, uma cidade pujante e que vem se destacando em âmbito estadual”.

Em seu discurso durante a inauguração, o prefeito Rodrigo Ashiuchi exaltou a conquista e reforçou a homenagem ao Edson Gianuzzi, ex-secretário de Meio Ambiente que dá o nome a unidade. “Esta noite estamos presenciando uma grande realização para Suzano e que foi alcançada graças aos esforços e competência da nossa equipe, assim como de grandes parceiros, como o deputado André do Prado e o Governo do Estado. É a finalização de uma grande luta da comunidade, e o momento que eternizamos o nome de um profissional exímio que atuou pela preservação ambiental na cidade e sempre será lembrado por todos nós”.

O funcionamento oficial da Central de Recicláveis no Miguel Badra está previsto para o início de agosto. A equipe ficará responsável por fazer o alinhamento operacional do espaço com a realização de um projeto-piloto em conjunto com os profissionais capacitados, visando garantir processos mais eficazes e segurança nos maquinários.

Homenagem
Edson Gianuzzi chegou a Suzano em 1989, quando começou a trabalhar como delegado plantonista. Por aqui ficou até 2004 e exerceu as funções de delegado assistente, diretor da Cadeia Pública e diretor da 132ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran).

Depois disso foi para Santo André, onde assumiu como delegado titular do 1º Distrito Policial (DP) e diretor da 23ª Ciretran. Na sequência foi a Mogi das Cruzes para se tornar delegado titular do 2º DP, em Brás Cubas. Seu retorno a Suzano ocorreu em 2014, ano em que foi designado delegado titular da Delegacia Central, permanecendo até janeiro.

Em 1º de fevereiro de 2019 assumiu a Secretaria Municipal de Meio Ambiente para contribuir com o desenvolvimento da cidade, combater os descartes irregulares de lixo e entulho e atuar fortemente contra crimes ambientais.

Após uma trajetória brilhante, em 2021 foi nomeado como controlador geral do município, cargo que ocupou até 19 de abril do mesmo ano, data do seu falecimento em decorrência de complicações da contaminação pelo novo coronavírus (Covid-19).

Gianuzzi eternizou sua integridade e carreira brilhante em Suzano e no Alto Tietê e agora dá nome à Central de Recicláveis, no bairro Cidade Miguel Badra, como reconhecimento pela sua atuação na luta pela preservação ambiental.

Familiares
Acompanharam a inauguração a esposa do homenageado, Teresinha Lira Gianuzzi; os filhos Danilo e Leandro Gianuzzi; os irmãos Sérgio e Elcio Gianuzzi; e as cunhadas Ana Lúcia e Erika Gianuzzi.

Na ocasião, o filho Danilo Gianuzzi agradeceu a homenagem feita ao pai. “Estamos extremamente emocionados pela homenagem. Meu pai foi um grande delegado, tendo contribuído sobremaneira pelo bem da cidade de Suzano. Como secretário municipal de Meio Ambiente, foi uma peça fundamental para a conquista e início da construção desse espaço. Agradecemos o prefeito Rodrigo Ashiuchi por eternizar o nome do meu pai, Dr. Edson Gianuzzi, na história deste município”, declarou.

Vereadores
Pela Câmara Municipal, participou o presidente Leandro Alves de Faria, o Leandrinho, que, na ocasião, destacou a conquista da cidade com a entrega da Central de Triagem de Resíduos. O vice-presidente da Casa de Leis, Marcos Antonio dos Santos, o Maizena, em sua fala, enalteceu o volume de obras entregues pela gestão do prefeito Rodrigo Ashiuchi. “Gostaria de agradecer o prefeito por mais essa inauguração, contemplando toda a cidade, especialmente a região do bairro Cidade Miguel Badra, gerando renda, emprego e oportunidade. Para além desta obra, os deputados estadual André do Prado e federal Marcio Alvino foram essenciais para melhorias da região norte, com a entrega de pista de caminhada, creches e limpeza de rios e córregos, por exemplo. São exemplos de gestores”, finalizou.

Os vereadores Gerice Lione; Jaime Siunte; Artur Takayama; José Oliveira Lima, o Zé Oliveira; Lazario Nazaré Pedro, o Lazaro de Jesus; Marcel Pereira da Silva,o Marcel da ONG; e Márcio Alexandre de Souza, o Márcio Malt, também participaram.

Presenças
Participaram da solenidade a presidente do Fundo Social de Solidariedade, a primeira-dama Larissa Ashiuchi; o secretário municipal de Cultura e vice-prefeito Walmir Pinto; o chefe de Gabinete, Afrânio Evaristo; o coordenador da Unidade de Planejamento e Assuntos Estratégicos (Upae), Mauro Vaz; o interventor da Santa Casa de Misericórdia, Sadao Sakai; e os secretários municipais Itamar Viana (Planejamento e Finanças), Elvis Vieira (Planejamento Urbano e Habitação), Arnaldo Marin Júnior, o Nardinho (Esportes e Lazer), Claudinei Galo (Transportes e Mobilidade Urbana), Leandro Bassini (Educação), Alex Santos (Governo) e Geraldo Garippo (Assistência Social).

Também estiveram na solenidade a representante do Comitê de Integração de Resíduos Sólidos da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Tana Bassi; o presidente da Associação Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis, Cláudio Barbosa; os secretários de Meio Ambiente de Ferraz de Vasconcelos, Moacir Alves, e de Poá, Claudete Canada; o padre Carmine Mosca; entre outras autoridades de Suzano e da região do Alto Tietê.