13/12/2021

Suzano garante regularização de água para 2,9 mil famílias na região norte

Após tratativas da prefeitura com a Sabesp, trabalhos no Jardim Gardênia Azul e no Jardim Panorama tiveram início nesta segunda-feira

O prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi, anunciou no último sábado (11/12) os trabalhos de regularização das redes de abastecimento de água na região norte, especificamente no Jardim Gardênia Azul e no Jardim Panorama. A conquista junto à Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) deve beneficiar 2,9 mil famílias que vivem nas proximidades da estrada Portão do Honda. Os serviços nos dois locais já se iniciaram nesta segunda-feira (13/12).

O anúncio sobre a execução dos trabalhos ocorreu durante reunião com os moradores no salão da Paróquia Santa Rita de Cássia. Estiveram presentes o deputado estadual André do Prado, o gerente de departamento da Sabesp no Alto Tietê, Eduardo Camargo Afonso, e o gerente de divisão do escritório regional, Zemicindo Miguel Mendes.

Na oportunidade, o prefeito relembrou a luta por mais essa conquista, em parceria com o governo do Estado e a companhia, por meio do programa “Água Legal”. De acordo com Ashiuchi, a medida visa garantir saneamento, mais saúde e dignidade às famílias da região. “Seguimos atuando fortemente na questão da regularização fundiária e, com isso, também precisamos garantir serviços básicos, como é o caso do abastecimento de água. A cada ano avançamos na cidade, contemplando regiões que por décadas sofreram com o abandono. Estamos retomando o tempo perdido e trabalhando para reduzir as vulnerabilidades do município”, disse.

As negociações para a solicitação das ligações de água nos dois bairros se iniciaram em 2020, sendo que a execução se inicia agora, com previsão de término até março de 2022. A melhoria conta com um investimento de R$ 3,5 milhões e beneficiará cerca de 10 mil pessoas.

Para o deputado estadual André do Prado, a novidade vai fazer a diferença na vida da população. “Tenho muito orgulho de participar ativamente de mais essa conquista para Suzano, especialmente em uma região tão querida, com famílias de bem e trabalhadoras. A região norte de Suzano cresce mais a cada dia e merece a devida atenção. Hoje a regularização por meio do ‘Água Legal’ é comemorada com muita festa porque esse é um investimento a longo prazo, garantindo mais saúde e qualidade de vida a quase 3 mil famílias”.

Por fim, Ashiuchi agradeceu a parceria da Câmara de Suzano, bem como do governo do Estado. “Ninguém faz nada sozinho. Esse trabalho de saneamento vem para fazer a diferença na infraestrutura da cidade, na saúde e na relação com a comunidade. Agradeço aos vereadores, nosso secretariado, ao governador João Doria e ao vice Rodrigo Garcia, além do deputado federal Marcio Alvino”.

Ainda participaram do encontro os secretários Pedro Ishi (Saúde), Alex Santos (Governo) e Samuel Oliveira (Manutenção e Serviços Urbanos); os vereadores José Oliveira Lima, o Zé Oliveira, e Nelson dos Santos, o Nelson do Fadul; o diretor de Habitação da Prefeitura de Suzano, Miguel Reis; e o padre Luís Hidalgo.