21/09/2021

Suzano fomenta iniciativas em comemoração ao Dia da Árvore

Data é marcada por lançamento do ‘Selo Amigo do Meio Ambiente’ e decoração especial no Centro de Convivência da Melhor Idade

A Prefeitura de Suzano, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e do Centro de Convivência da Melhor Idade (CCMI) Maria Picoletti, fomentou diversas ações participativas em referência ao Dia da Árvore, celebrado neste dia 21. O destaque fica por conta do lançamento do “Selo Amigo do Meio Ambiente” e da decoração especial com a “Árvore da Primavera”, desenvolvida pelo grupo de praticantes de Lian Gong.

A primeira iniciativa foi apresentada durante a Reunião Extraordinária do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Condema) nesta terça-feira (21/09), a fim de propor a regulamentação da Lei nº 5.090, de autoria do vereador Joaquim Rosa, na qual dispõe sobre a criação do Selo Amigo do Meio Ambiente em Suzano. O objetivo é de oferecer reconhecimento a entidades ou pessoas físicas que contribuem com a preservação ambiental do município e ao mesmo tempo incentivar outros agentes para a participação ativa na causa.

Conforme explica o titular da pasta, André Chiang, este recurso garante a robustez de pautas socioeconômicas e ambientais na cidade. Ele explica que a proposta do ‘Selo Amigo do Meio Ambiente em Suzano’ é de unir forças com empresas, institutos e associações para fortalecimento de diversos projetos, desde a construção e revitalização de espaços, até para aquisição de equipamentos e acervos.

A certificação será atribuída após análise da pasta sobre o projeto submetido, sendo válido durante o período de 12 meses, com possibilidade de renovação. Após a reunião, a lei entrará em vigência seguindo as normativas estipuladas pela pasta e contemplando os benfeitores.

Além da ação da Secretaria do Meio Ambiente, o grupo do Lian Gong optou por homenagear esta importante data com a “Árvore da Primavera”, também em alusão a próxima estação que inicia nesta quarta-feira (22/09). A atividade substituiu o tradicional encontro para ginástica terapêutica oriental realizado no Paço Municipal a fim de manter a segurança dos alunos frente à pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

A decoração foi produzida por dez alunas do projeto e conta com itens recicláveis e artesanais, incluindo CDs, origamis e flores em dobraduras. A obra está disponível para apreciação na entrada do Centro de Convivência da Melhor Idade, localizado na rua Benjamin Constant, 1.375, no centro, até o fim deste mês.

Para a dirigente do Serviço de Ação Social e Projetos Especiais (Saspe), a primeira-dama Larissa Ashiuchi, a produção da “Árvore da Primavera” foi uma importante ação para enaltecer a data e estimular as alunas. Ela pontua que é gratificante ver como é constituída uma ferramenta transformadora na vida delas. As atividades oferecidas aos idosos estimulam suas capacidades cognitivas e proporcionam integração e bem-estar, e de acordo com Larissa, elas devolvem constantemente com carinho e amor.

As comemorações do Dia da Árvore seguem nesta quarta-feira (22/09), com plantio de espécies frutíferas e mudas em garrafa pet na Escola Municipal Odário Ferreira da Silva. A ação faz parte do projeto Agroflorestando, promovido pela Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o Instituto Agroterra e produtores e comerciantes de Suzano.