05/08/2022

Suzano é premiada em evento sobre geoprocessamento de informações

Suzano é premiada em evento sobre geoprocessamento de informações

Experiência exitosa no município é referência nacional em geotecnologia e foi enaltecida durante conferência nesta quinta-feira (04/08)

O prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi, recebeu na última quinta-feira (04/08) um prêmio de excelência no uso de Location Intelligence na gestão pública. O reconhecimento decorre da experiência exitosa do município com o portal de geoprocessamento de informações “GeoSuzano”, executado pela Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação. A premiação inédita no GovSummit 2022 foi conferida pela Imagem, distribuidora oficial da Esri no Brasil, empresa líder mundial em Sistemas de Informações Geográficas (GIS).

Durante a conferência na capital paulista, o chefe do Executivo municipal apresentou a cidade e a tecnologia aplicada a representantes de outros Estados, como Rio de Janeiro, Bahia, Rondônia, Mato Grosso e Paraná. Na oportunidade, Ashiuchi destacou a importância do trabalho desenvolvido por meio do Departamento de Geotecnologia da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação.

“Há cerca de um ano iniciamos a operação do ‘GeoSuzano’, que em pouco tempo tem se tornado uma referência nacional quanto à aplicação da tecnologia na desburocratização de processos. A plataforma é executada pela equipe de Planejamento Urbano, contando com a emissão gratuita da Certidão de Uso e Ocupação do Solo e outros serviços que visam agilizar as etapas de implantação de novos negócios na cidade”, pontuou.

De acordo com o chefe da pasta, Elvis Vieira, a ferramenta representa um leque de novas possibilidades para a gestão pública. “O portal é um braço importante da secretaria que, desde 2017, se empenha em inovar os processos a fim de garantir desburocratização, agilidade e mais transparência aos serviços propostos aos profissionais da área e também à população geral, visto que o software ArcGIS permite uma série de funcionalidades quanto ao gerenciamento, georreferenciamento e compartilhamento de informações e análise de dados espaciais”.

A participação no evento e a conquista da premiação advêm do desempenho do município em outras atividades promovidas pela Imagem, companhia liderada pela diretora executiva Ana Cláudia Fagundes Brum. Entre as ações anteriores, está o workshop on-line “GIS – Governo Municipal”, pelo qual a Prefeitura de Suzano foi destaque no mês de maio.

A entrega do prêmio de reconhecimento ao município também foi acompanhada pela diretora de Planejamento Territorial, Eliene Corrêa Rodrigues Coelho, pelo engenheiro Gabriel Miranda e pelo coordenador do Departamento de Geotecnologias Aplicadas da Prefeitura de Suzano, Márcio Martins.