28/10/2021

Suzano e Incra-SP debatem sobre convênio para cooperação técnica

Suzano e Incra-SP debatem sobre convênio para cooperação técnica

Objetivo da administração municipal é ampliar a operação do portal de geoprocessamento ‘GeoSuzano’

O secretário municipal de Planejamento Urbano e Habitação, Elvis Vieira, se reuniu na última terça-feira (26/10) com o superintendente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) de São Paulo, Edson Fernandes, na sede do órgão federal em São Paulo. O encontro teve o objetivo de estreitar laços para a celebração de um convênio de cooperação com o instituto, a fim de trocar informações técnicas.

A reunião também foi acompanhada por Ariovaldo Pereira Nunes, chefe da Unidade Municipal de Cadastramento (UMC), que exerce apoio técnico ao órgão na cidade, e pelo coordenador do Departamento de Geotecnologias Aplicadas da Prefeitura de Suzano, Márcio Martins. Na oportunidade, o grupo debateu o interesse do município em ampliar a operação do portal de geoprocessamento “GeoSuzano” por meio de parceria com o Incra.

De acordo com o chefe da pasta, a expectativa é de que o município possa em breve celebrar um convênio de cooperação para a troca de dados e informações. Vieira conta que a pasta segue implementando novas ferramentas e serviços ao portal ‘GeoSuzano’. Ele acredita que a parceria com o Incra vai possibilitar a ampliação de dados disponíveis para consulta. O órgão federal está em Suzano desde a década de 1970 e tem muita informação para mapear e disponibilizar à população, especialmente aos profissionais da área.

A previsão agora é de que o município possa ter uma reunião com os técnicos do Incra para a efetiva elaboração do convênio. Vale lembrar que a secretaria também conta com parceria semelhante junto ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (Crea-SP), que, neste caso, auxilia a cidade quanto à fiscalização e à segurança de obras realizadas. A cooperação foi renovada nesta semana com o prefeito Rodrigo Ashiuchi.

O chefe do Executivo suzanense relatou que há um foco no desenvolvimento de Suzano. A tecnologia, aliada a parcerias importantes com o Crea, o Incra e outros órgãos, vem cumprindo papel determinante na cidade. No início da primeira gestão foi dado o pontapé para esse processo de modernização com o sistema Acto de aprovação online. Com o portal ‘GeoSuzano’,  foi dado um passo adiante ao trazer mais agilidade às empresas e aos novos empreendedores que desejam se instalar no município.