09/09/2021

Suzano é destaque em evento sobre governança digital em São Paulo

Município conta com programa inédito que visa a automatização de processos

A cidade de Suzano foi destaque no Connected Smart Cities, evento nacional sobre governança digital sediado na capital paulista. O trabalho desenvolvido no município suzanense foi apresentado pela secretária de Administração, Cintia Renata Lira, e pela diretora da empresa Sonner, Larissa Tavares, especializada em sistemas integrados para a gestão pública e governos inteligentes. O objetivo do encontro foi a troca de experiência entre gestores e a busca por melhoria e excelência na consultoria pública.

Na oportunidade, a dupla abordou o programa de governo digital e gestão sem papel. A iniciativa encabeçada pela administração municipal foi lançada no último dia 23 e visa a automatização de processos, com otimização de recursos e certificação digital do município. A conquista se dá a partir de um caminho trilhado ao longo da primeira gestão do prefeito Rodrigo Ashiuchi.

A titular da pasta pontuou os avanços desde 2017, como a integração de sistemas empregados na Ouvidoria Geral do Município, na Educação, na Saúde, na gestão de tributos e na transparência ativa da cidade, como na publicação dos atos oficiais e outros mecanismos digitais que podem ser acessados no Portal do Cidadão, por meio do site www.suzano.sp.gov.br. Cintia detalha que agora o objetivo é reduzir ainda mais burocracias, encurtar distâncias, ganhar tempo e garantir mais transparência, agilidade e economia de até R$ 1,3 milhões ao ano.

Já a diretora da Sonner, Larissa Tavares, pontuou a importância da modernização. Em sua visão, o sistema integrado traz benefícios incontáveis para a gestão, mas principalmente para o cidadão. Ela ressalta que o grupo está contente com a parceria que encontrada em Suzano, por conta do interesse em crescer e fazer a diferença. Para isso, Larissa afirma que existe um trabalho para dar visibilidade às informações da administração pública e facilitar a tomada de decisões de maneira assertiva e eficaz.

De acordo com a secretária Cintia, o reconhecimento é fruto do trabalho desempenhado por várias frentes da Prefeitura de Suzano. Ela relata estar honrada em participar do evento representando a cidade e todos os servidores empenhados na missão. Implementar a tecnologia não é uma tarefa fácil, há o foco em traçar uma verdadeira cultura digital, partindo de dentro para fora, e sempre pensando no cidadão e na melhor prestação de serviços.