15/10/2021

Suzano deixa de exigir ‘passaporte da vacina’ neste sábado

Flexibilização ocorre em momento em que o município ultrapassa os 95% de cidadãos vacinados com pelo menos a primeira dose

A cidade de Suzano deixa de exigir o “passaporte da vacina” neste sábado (16/10). A flexibilização ocorre em momento em que o município ultrapassa os 95% de cidadãos maiores de 12 anos contemplados com pelo menos a primeira dose da vacina contra a Covid-19 e mais de 63% com a imunização completa. Os dados são do Comitê Municipal de Enfrentamento ao Coronavírus.

Desta forma, os estabelecimentos que estavam trabalhando com a exigência do cartão de vacinação, como bares, baladas e casas de show; parques, teatro, cinema, estádio e ginásios; e seminários e eventos com mais de 300 pessoas, deixam de solicitar o documento neste final de semana.

A medida foi autorizada após análise técnica que indica a queda na taxa de internação diária em decorrência da Covid-19, com variação de 14,74% em julho para 1,48% neste mês. O secretário municipal de Saúde, Pedro Ishi, disse que também foi analisado o tempo de ocupação dos leitos. Agora em outubro, dos 15 dias correntes, sete não registraram nenhuma internação. Além disso, a imunização, que em julho abrangia 45,53% da população, hoje chega a marca de 95,46%.

De acordo com o prefeito Rodrigo Ashiuchi, a cidade segue com avaliações semanais por meio do Comitê de Enfrentamento Covid-19. Ele explicou que desde o início de julho foi percebida uma grande melhora nos indicativos da pandemia, sendo que muito se deve à campanha de imunização. Até setembro já havia uma boa parcela da população vacinada com a primeira dose e, agora, em outubro, essa crescente também foi observada em relação à segunda dose. Isso dá mais confiança para dar passos adiante, flexibilizando o ‘passaporte da vacina’ na cidade.

Parque
O Parque Municipal Max Feffer é mais um ponto de lazer neste final de semana para as famílias suzanenses. O espaço, que tem mais de 300 mil metros quadrados à disposição e segurança reforçada, funciona das 6 às 18 horas. Os visitantes têm acesso ainda ao Viveiro Municipal Tomoe Uemura e ao PlayPet. A partir deste sábado (16/10), os ambientes também deixam de exigir o “passaporte da vacina”. Localizado no número 90 da avenida Senador Roberto Simonsen, no Jardim Imperador, o local conta com playground, academias ao ar livre, pista de caminhada, ciclovias e ambientes para piquenique. É importante reforçar que em todos os espaços, o uso de máscara segue obrigatório, assim como é recomendado o distanciamento social e o uso de álcool em gel.