‘Suzano Contra a Fome’ arrecada 635,5 toneladas de alimentos

Publicado em: 23 Dez, 2021

Campanha municipal inédita alcançou pelo menos 30 mil famílias suzanenses ao longo deste ano

A campanha “Suzano Contra a Fome” arrecadou 635,5 toneladas de alimentos neste ano, por meio da soma de esforços do Fundo Social de Solidariedade, da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social e do Banco de Alimentos, gerenciado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego. Ao todo, em 2021, a ação inédita alcançou pelo menos 30 mil famílias em situação de vulnerabilidade social durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). A expectativa é de que a atividade continue no ano que vem.

A iniciativa surgiu no primeiro trimestre. O objetivo era intensificar o combate à fome no município e assegurar alimentação às famílias em situação de vulnerabilidade, sobretudo durante as semanas mais duras da pandemia, que causou grande impacto econômico e insegurança alimentar em milhares de pessoas em todo o País. Considerando a gravidade da situação, a administração municipal uniu forças para ampliar as medidas de auxílio e levar comida ao prato de quem mais precisa. Além da prefeitura, a campanha também ganhou apoio de diversas empresas e entidades parceiras.

Entre janeiro e dezembro, o Fundo Social de Solidariedade acolheu cerca de 440 toneladas de alimentos por meio de doações e outras atividades voltadas à arrecadação, como o “VacinAção Solidária”, o “Drive-Thru Solidário”, a “Loja do Bem”, a “Gincana dos Servidores Solidários” e outras ações de incentivo à entrega de alimentos não-perecíveis.

De acordo com a presidente do órgão municipal, a primeira-dama Larissa Ashiuchi, a campanha trouxe um novo sentido para a cooperação entre as partes. “Sempre fizemos um grande trabalho de arrecadação voltado às famílias, por meio das associações parceiras. Com a pandemia, a sociedade percebeu o agravamento da situação e a fome voltou à pauta. O assunto é urgente, sendo uma realidade diária para milhares de pessoas. Então, o ‘Suzano Contra a Fome’ veio para unir a municipalidade e demais parceiros em prol de quem mais necessita”, disse.

Já a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social contabilizou mais 154,5 toneladas de alimentos a partir da intensificação de parcerias para prestar auxílio às mais de 600 famílias cadastradas nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras). A pasta também apoia outras 500 famílias por meio de 16 instituições, em convênios que promovem a entrega de cestas básicas e garantem a segurança alimentar.

“Precisamos reforçar junto à população que o Cras é a principal porta de acesso aos programas sociais, inclusive para a questão alimentar. Contamos com cinco unidades descentralizadas, em todas as regiões do município. A partir deste atendimento, os cadastros necessários serão efetuados, bem como o direcionamento a outros serviços públicos”, detalhou o secretário Geraldo Garippo.

Por parte do Banco de Alimentos, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego estima a arrecadação de 40 toneladas de alimentos, por meio de doações do cidadão comum, mas principalmente de empresas e do setor de agricultura familiar. Inclusive, a atividade garante a oferta periódica de legumes e hortaliças a cerca de 1,5 mil famílias cadastradas em 14 entidades.

De acordo com o secretário André Loducca, a campanha “Suzano Contra a Fome” também trouxe mais visibilidade a esse importante trabalho do Banco de Alimentos. “Nosso banco é atuante e, para 2022, pretendemos ampliar ainda mais o serviço prestado por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), em parceria com o governo federal. Aproveito para agradecer a contribuição de todos os agricultores locais que, neste ano, foram responsáveis pela doação de 2,2 mil quilos de hortaliças e legumes, assegurando uma alimentação saudável e balanceada a tantas famílias suzanenses”, concluiu.

Canais Oficiais

Siga-nos nas redes sociais

Endereço

Rua Baruel, 501 Centro
08675-000

Presidente FUSS

Larissa Ashiuchi

Telefone

(11) 4745-2188