30/12/2021

Suzano conclui o ano com mais de meio milhão de doses aplicadas

Município registrou média diária de 1,3 mil aplicações contra a Covid-19, alcançando 100% do público apto com pelo menos a 1ª dose

A cidade de Suzano termina 2021 com mais um recorde na luta contra a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). O ano marcado pela campanha de imunização registrou 508.119 aplicações da vacina, somando primeira, segunda, terceira e doses únicas no município. O índice representa a média diária de 1,3 mil atendimentos, que neste ano contemplou com a primeira dose 100% do público maior de 12 anos. Para 2022, a ação continua com foco na aplicação de reforço de todos os munícipes que já completaram o esquema vacinal.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Pedro Ishi, a campanha de vacinação contra a Covid-19 é um dos maiores casos de sucesso da história da Saúde suzanenses. “Começamos com a vacinação em meados de janeiro e, em poucas semanas, vimos toda a população engajada nesta causa. Estabelecemos protocolos em uma estratégia de vacinação arrojada, com três polos de atendimento descentralizados no município. O modelo deu certo e permitiu o funcionamento das unidades básicas de saúde neste período decisivo”, disse.

O chefe da pasta lembrou ainda que, nos meses subsequentes, a campanha evoluiu por ordem de idade decrescente e ganhou fôlego diante de duas edições da “Virada da Vacina”. A iniciativa garantiu a aplicação de cerca de 40 mil doses em um curto espaço de tempo. “Cada edição rendeu média de 20 mil atendimentos. Sem dúvidas, foi uma atividade marcante não só para os funcionários da Saúde, mas para todos os demais colaboradores do município e para a população geral que participou. Pudemos acelerar a imunização de uma grande parcela do público, o que permitiu que déssemos sequência à campanha nas unidades básicas”, reforçou.

Atualmente, o atendimento continua de segunda a sexta-feira, das 8 às 15 horas, nos postos de saúde. As salas de vacinação estão preparadas para acolher a demanda daqueles que precisam da primeira ou da segunda dose, além da aplicação de reforço que é recomendada para todos que já completaram o esquema vacinal há pelo menos quatro meses. Para receber a terceira dose, basta comparecer à unidade de saúde mais próxima e apresentar documento original com foto e o cartão de vacinação devidamente preenchido. Quanto à imunização das crianças menores de 12 anos, o município aguarda orientações oficiais dos órgãos sanitários competentes.

“Desejamos que 2022 seja um ano mais tranquilo, com todos se cuidando e seguindo as mesmas recomendações de uso de máscara e álcool em gel, além do distanciamento social. A Saúde de Suzano continua trabalhando, de domingo a domingo, pelo bem da população. Vamos nos proteger, cuidar de quem amamos e juntos enfrentar todos os desafios”, finalizou.

O prefeito Rodrigo Ashiuchi, por sua vez, agradeceu o esforço de todos os servidores da Saúde e de demais secretarias que se uniram em prol da população suzanense. “Desde 20 de janeiro, somamos esforços para acolher o máximo de pessoas. Atingimos a marca de meio milhão de doses aplicadas e seguiremos trabalhando para contemplar a todos. Meu muito obrigado a cada servidor pelo empenho”, concluiu.