07/01/2022

Suzano começa 2022 com 8,2 mil aplicações da dose de reforço

Suzano começa 2022 com 8,2 mil aplicações da dose de reforço

Procura pela terceira dose representa mais de 80% dos atendimentos

A Secretaria Municipal de Saúde começou o ano com o registro de 8.283 aplicações da dose de reforço contra a Covid-19, com média de 1,6 mil acolhimentos diários nesta primeira semana de 2022. Neste período, outros 1.477 suzanenses garantiram a segunda dose, completando o esquema vacinal, enquanto mais 341 pessoas receberam a imunização pela primeira vez.

Segundo o chefe da pasta, Pedro Ishi, o público suzanense tem demonstrado interesse e compromisso com a imunização. “Diariamente temos uma alta procura nas salas de vacinação do município. Do total de 10.101 atendimentos voltados à imunização contra a Covid-19, atualmente, 82% são voltados à aplicação da dose de reforço. Nossos cidadãos seguem conscientes em relação à importância da vacina, mas é sempre válido reforçar outras medidas de prevenção, como o uso obrigatório de máscara e a forte indicação pelo distanciamento social, evitando-se festas e aglomerações”, disse.

A vacinação em Suzano segue nos 24 postos de saúde, de segunda a sexta-feira, das 8 às 15 horas. Até o momento, o município registra 519.350 aplicações, sendo 248.221 na primeira etapa, incluindo as aplicações em dose única, 216.594 na segunda fase e 54.535 na terceira etapa de reforço, conforme dados do “Vacinômetro” (vacinaja.sp.gov.br/vacinometro), que é a plataforma de registro do governo do Estado de São Paulo.

Para receber a dose de reforço, basta apresentar um documento original com foto e o cartão de vacinação preenchido com as respectivas doses aplicadas. Os mesmos requisitos são necessários para a segunda dose, que garante o esquema vacinal.

Já a primeira aplicação, recomendada para todas as pessoas maiores de 12 anos, pode ser acessada mediante autorização do responsável legal, que deverá acompanhá-lo ou assinar o Termo de Assentimento Livre e Esclarecido, que está disponível no site www.suzano.sp.gov.br, sendo um item indispensável para o atendimento do público menor de 18 anos. Outros documentos, como RG, CPF, comprovante de endereço de Suzano e a filipeta oficial (bit.ly/FichaCovidSuzano), também serão solicitados, assim como o pré-cadastro no site “Vacina Já” (www.vacinaja.sp.gov.br).

Quanto à vacinação das crianças com idades entre 5 e 11 anos, recentemente autorizada pelo Ministério da Saúde e pelo governo do Estado, o secretário esclarece que a administração segue em reuniões para definir a melhor estratégia de atendimento. “Temos urgência neste assunto, a expectativa é de que nos próximos dias possamos anunciar a estratégia completa. Estamos com a Educação e o Comitê Municipal de Enfrentamento ao Coronavírus trabalhando nesta nova etapa da campanha que deverá contemplar cerca de 25 mil crianças, conforme estimativa da Fundação Seade”, concluiu.