07/01/2022

Suzano começa 2022 com 8,2 mil aplicações da dose de reforço

Procura pela terceira dose representa mais de 80% dos atendimentos

A Secretaria Municipal de Saúde começou o ano com o registro de 8.283 aplicações da dose de reforço contra a Covid-19, com média de 1,6 mil acolhimentos diários nesta primeira semana de 2022. Neste período, outros 1.477 suzanenses garantiram a segunda dose, completando o esquema vacinal, enquanto mais 341 pessoas receberam a imunização pela primeira vez.

Segundo o chefe da pasta, Pedro Ishi, o público suzanense tem demonstrado interesse e compromisso com a imunização. “Diariamente temos uma alta procura nas salas de vacinação do município. Do total de 10.101 atendimentos voltados à imunização contra a Covid-19, atualmente, 82% são voltados à aplicação da dose de reforço. Nossos cidadãos seguem conscientes em relação à importância da vacina, mas é sempre válido reforçar outras medidas de prevenção, como o uso obrigatório de máscara e a forte indicação pelo distanciamento social, evitando-se festas e aglomerações”, disse.

A vacinação em Suzano segue nos 24 postos de saúde, de segunda a sexta-feira, das 8 às 15 horas. Até o momento, o município registra 519.350 aplicações, sendo 248.221 na primeira etapa, incluindo as aplicações em dose única, 216.594 na segunda fase e 54.535 na terceira etapa de reforço, conforme dados do “Vacinômetro” (vacinaja.sp.gov.br/vacinometro), que é a plataforma de registro do governo do Estado de São Paulo.

Para receber a dose de reforço, basta apresentar um documento original com foto e o cartão de vacinação preenchido com as respectivas doses aplicadas. Os mesmos requisitos são necessários para a segunda dose, que garante o esquema vacinal.

Já a primeira aplicação, recomendada para todas as pessoas maiores de 12 anos, pode ser acessada mediante autorização do responsável legal, que deverá acompanhá-lo ou assinar o Termo de Assentimento Livre e Esclarecido, que está disponível no site www.suzano.sp.gov.br, sendo um item indispensável para o atendimento do público menor de 18 anos. Outros documentos, como RG, CPF, comprovante de endereço de Suzano e a filipeta oficial (bit.ly/FichaCovidSuzano), também serão solicitados, assim como o pré-cadastro no site “Vacina Já” (www.vacinaja.sp.gov.br).

Quanto à vacinação das crianças com idades entre 5 e 11 anos, recentemente autorizada pelo Ministério da Saúde e pelo governo do Estado, o secretário esclarece que a administração segue em reuniões para definir a melhor estratégia de atendimento. “Temos urgência neste assunto, a expectativa é de que nos próximos dias possamos anunciar a estratégia completa. Estamos com a Educação e o Comitê Municipal de Enfrentamento ao Coronavírus trabalhando nesta nova etapa da campanha que deverá contemplar cerca de 25 mil crianças, conforme estimativa da Fundação Seade”, concluiu.