29/07/2022

Suzanense Luciana Watanabe conquista 18º título nacional de sumô

Suzanense Luciana Watanabe conquista 18º título nacional de sumô

Conquista foi fruto da participação da lutadora no 60º Campeonato Brasileiro do esporte

A lutadora suzanense Luciana Watanabe conquistou seu 18º título nacional de sumô ao vencer o 60º Campeonato Brasileiro do esporte, disputado em Pereira Barreto-SP no último final de semana, nos dias 23 e 24 de julho. Junto da equipe Nova Central, a professora da rede municipal de ensino e atleta representou o Suzano no torneio, conquistando dois primeiros lugares no processo.

Na ocasião, a lutadora suzanense conquistou os títulos nacionais nas categorias peso médio (até 73 quilos) e absoluto, esta última sendo uma categoria inédita. Na primeira, Luciana bateu Valéria Dall’Olio, enquanto na segunda, a vitória foi conquistada sobre Fernanda Rojas Pelegrini. Os triunfos renderam o 18º título nacional da atleta.

Além de Luciana, a equipe Nova Central também participou com outros jovens atletas. Myllena Carolina Chagas, Jhenice Medeiros, Sanusa Chagas, Guilherme Alves, Wesley Richardson Onofre, João Vitor Domingos e Diogo Uehara também integraram as competições conquistando medalhas. Myllena foi campeã da classe mirim D feminina, ao passo que Jhenice, Guilherme e João Vitor conquistaram o 2º lugar em suas respectivas categorias. Wesley e Diogo ficaram com a 3ª colocação em seus respectivos níveis, assim como Sanusa, que além do bronze na classe adulto absoluto, também levou a prata na competição para adulto pesado.

Os triunfos aconteceram pouco após a disputa do World Games nos Estados Unidos, que reuniu os principais lutadores do mundo com Luciana participando de nove lutas, vencendo cinco vezes. A suzanense foi vice-campeã na edição de 2013 e somou sua quinta e última participação no maior evento de esportes não olímpicos do mundo.

Segundo Luciana, todos os triunfos são fruto de treinamento árduo e do apoio recebido diariamente. “Eu e toda a Nova Central enaltecemos aqueles que sempre nos ajudaram e os se organizam para que esse campeonato desse certo, pois foi maravilhoso. Tanto no aspecto competitivo como no ambiente, com os outros lutadores, pudemos fazer um grande torneio. Por essa conquista, agradeço o prefeito Rodrigo Ashiuchi e o secretário de Esportes, Arnaldo Marin Junior, o Nardinho, por todo o apoio”, ressaltou.

Segundo o secretário municipal de Esportes e Lazer, Arnaldo Marin Junior, o Nardinho, o desempenho da Luciana e dos outros integrantes da equipe Nova Central demonstram a força de Suzano no esporte. “A Luciana é um nome de peso, com prestígio internacional e vê-la conquistando títulos e levando o nome da nossa cidade nessas grandes competições é incrível. Ela é uma grande lutadora que construiu uma carreira incrível, por isso só tenho a aplaudi-la pela performance e pelo troféu conquistado”, concluiu.