12/01/2022

Suzanão é palco de disputa de pênaltis na Copinha

Suzanão é palco de disputa de pênaltis na Copinha

Resende e Fortaleza empataram no tempo normal e decidiram vaga nas penalidades; classificação ficou com os cariocas

Suzano recebeu um dos duelos da segunda fase da Copa São Paulo de Futebol Júnior na manhã desta quarta-feira (12/01), entre Fortaleza e Resende. A partida realizada no Estádio Francisco Marques Figueira, o Suzanão, contou com o campeão do grupo 16 contra o segundo colocado da chave 15, terminando um empate no tempo normal por 1 a 1 e classificação dos cariocas nos pênaltis.

Um dos primeiros jogos do mata-mata da “Copinha”, o duelo entre cearenses e cariocas começou com uma marcação muito firme dos dois lados, resultando em várias faltas cometidas pelos defensores nos primeiros 20 minutos. Mesmo assim, o Fortaleza começou a impor seu ritmo, criando as primeiras grandes chances do jogo com infiltrações e passes por cobertura para surpreender a defesa do clube do Rio de Janeiro.

Tentando por todos os lados, o Tricolor Cearense não conseguiu abrir o placar nos primeiros 45 minutos, parando na defesa bem postada e no duro jogo do Resende. A partida foi para o intervalo com um empate por 0 a 0 e muita tensão no Suzanão. O resultado levava o duelo para os pênaltis.

No começo da segunda etapa, o Fortaleza voltou criando uma série de chances, mas não conseguiu abrir o marcador. E seguindo uma velha máxima do futebol, quem não faz, toma. Aos 11 minutos, o Resende abriu o placar em uma das raras chances que criou com João Felipe, que dominou na intermediária, driblou o marcador e bateu firme no canto direito do goleiro dos cearenses para inaugurar o placar no Suzanão.

Depois disso, o confronto virou um ataque contra defesa. O clube de Fortaleza pressionou os cariocas de todas as formas na busca pelo gol de empate e de tanto insistir, conseguiu uma grande chance aos 38 minutos, quando o árbitro marcou pênalti para o Leão após o goleiro derrubar um dos atacantes cearenses na área. Sammuel bateu e converteu para fazer 1 a 1, empatando o duelo na reta final para levar a definição do classificado para os pênaltis.

Nas cobranças, Pedrinho, Ryan e Affonso marcaram para os cearenses, enquanto Brendon, Douglas e Halls fizeram para os cariocas, tendo ainda dois erros para cada lado. Nas batidas alternadas, melhor para os alvinegros. O goleiro Pedro, estrela da disputa no Suzanão, defendeu seu terceiro pênalti na série e Caio converteu para classificar o Resende com o placar de 4 a 3 nas penalidades.

Na visão do secretário municipal de Esportes e Lazer, Arnaldo Marin Junior, a emoção foi grande no estádio, com torcedores das duas equipes vibrando com lances, gols e defesas. “Recebemos um jogo carregado de emoção, com muita disputa e gana de vitória das duas equipes. Desejo parabéns ao Resende pela classificação e uma boa continuidade de carreira para todos esses jogadores, que são verdadeiros vencedores de chegar em uma competição do porte da Copa São Paulo”, disse.

Com a classificação, o Resende avança para a terceira fase da Copinha e enfrenta o vencedor do confronto entre Corinthians, maior campeão da história do torneio com dez títulos, e Ituano, equipe que já havia disputado a primeira fase do torneio em Suzano. A Federação Paulista de Futebol confirmará as datas e o local do jogo ainda nesta semana.