28/09/2022

Setor de Zoonoses realiza apresentações teatrais para crianças do Jardim Cacique

Setor de Zoonoses realiza apresentações teatrais para crianças do Jardim Cacique

Equipe orientou alunos da Escola Municipal Professora Célia Pereira de Lima nesta quarta-feira (28/09) sobre perigos da dengue

A Coordenação de Controle de Zoonoses realizou apresentações teatrais orientativas voltadas ao combate à dengue para os alunos da Escola Municipal Professora Célia Pereira de Lima, no Jardim Cacique, nesta quarta-feira (28/09). Por meio da dinâmica interativa, a equipe instruiu crianças e professores acerca das melhores formas de evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, que também é vetor doenças como zika vírus e chikungunya, em suas residências.

Na ocasião, o grupo do setor, junto com a diretoria da instituição de ensino, reuniu cerca de cem alunos para explicar questões importantes como a identificação do mosquito transmissor, o ciclo larval do inseto e a maneira adequada de conter seus avanços, exemplificando a necessidade de remover focos de água parada em vasos de plantas, calhas, pneus velhos e reservatórios por meio de uma apresentação lúdica.

A peça contou a história de um morador que recebeu a visita dos agentes municipais e se negou a ouvir suas instruções para combater a proliferação do vetor, adoecendo como resultado disso. Depois de recuperado, o cidadão voltou a recepcionar os funcionários públicos, que o orientaram de forma correta para que este pudesse garantir não apenas a própria segurança como também a de seus vizinhos e familiares.

De acordo com a coordenadora Priscila Arap, o efeito de apresentar os riscos do transmissor e os melhores métodos para evitar a proliferação do mosquito durante a infância pode fazer uma grande diferença. “O cuidado com essas doenças passa diretamente pelo costume. Ao criar a consciência e o hábito de verificar calhas, caixas d’água, vasos de plantas e outros itens, podemos direcionar os alunos de uma forma lúdica para ter atenção e manter a segurança própria e alheia agora e no futuro”, disse.

Para ela, a equipe de Zoonoses da cidade exerce um papel importante na prevenção e controle de doenças nas residências dos munícipes. “Dengue, zika vírus e chikungunya apresentam alto potencial de contágio por conta da ação de um vetor, o Aedes aegypti, então são necessários um combate e uma orientação aproximada. Este é um trabalho que o setor de Zoonoses conduz muito bem com diversas ações de conscientização e verificação nas ruas e lares. Por isso, ressalto o ótimo trabalho de toda a equipe”, completou.