13/06/2022

Servidores da manutenção e da Defesa Civil são homenageados pela Assistência Social

Servidores da manutenção e da Defesa Civil são homenageados pela Assistência Social

Encontro destacou a atuação dos colaboradores na prevenção de catástrofes

A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social promoveu na manhã desta segunda-feira (13/06) um café da manhã especial em homenagem aos servidores da Manutenção e Serviços Urbanos e da Defesa Civil. O encontro contou com a presença do prefeito Rodrigo Ashiuchi e teve o objetivo de enaltecer a atuação dos colaboradores no combate e prevenção a catástrofes.

De acordo com o chefe da pasta de Assistência e Desenvolvimento Social, Geraldo Garippo, neste ano de 2022 não houve nenhum registro de famílias afetadas pelas fortes chuvas, sendo resultado das diversas intervenções da prefeitura na prevenção de enchentes e outras calamidades, com a limpeza da rede de drenagem e de córregos e rios, por exemplo.

Entre os dados apresentados no encontro, a Secretaria Municipal de Manutenção e Serviços Urbanos realizou a limpeza de 10.767 bueiros e 479,1 quilômetros da rede de drenagem, o que resultou na retirada de 17.324 toneladas de resíduos. “Todo esse trabalho fez com que os registros de alagamentos caíssem de 246 pontos, em 2016, para 5, em 2021, ou seja, uma queda de 98% dos casos. Importante reforçar ainda que nos últimos dois anos não tivemos nenhuma família afetada”, disse o titular Samuel Oliveira.

Conduzindo o evento, Garippo destacou a união das equipes. “Expressamos nossa gratidão aos profissionais que atuam nas enchentes e no combate às catástrofes. Esse espaço que hoje estamos é voltado ao acolhimento de famílias que perderam suas casas, mas há mais de dois anos não precisamos usar esse local. Tudo isso é graças ao trabalho de prevenção às enchentes. A Assistência Social sempre esteve de prontidão, junto à manutenção e à Defesa Civil. Mas graças a Deus não tivemos nenhuma ocorrência”, disse Garippo.

A coordenadora da comissão de ações de Emergência e Calamidades, Rose Marie de Aguiar Belinski, também reconheceu os avanços. “Hoje manifestamos nosso carinho a todos os servidores que se dedicam a essa tarefa tão importante no município de Suzano”.

O secretário Samuel Oliveira agradeceu a homenagem e parabenizou a equipe. “Os números oficiais mostram essa queda acentuada, principalmente nos últimos dois anos. Essa é uma missão que carregamos com muita responsabilidade porque impacta vidas e lida diretamente com as famílias suzanenses. Agradeço ao prefeito Rodrigo Ashiuchi por essa oportunidade de auxiliar no cuidado da nossa cidade”.

Na ocasião, o coordenador da Defesa Civil, Iraquitan Brito Fernandes, também enalteceu o trabalho conjunto liderado pelo chefe do Executivo suzanense. “Observamos a ampla conexão entre os setores da cidade. Sou servidor há anos e nunca havia visto uma gestão tão integrada e unida em prol do município. Essa queda nas ocorrências não se deu por falta de chuvas, mas sim pelo trabalho preventivo que vem sendo realizado”, reforçou.

Por fim, Ashiuchi reforçou a união das equipes e parabenizou o trabalho desenvolvido. “Essa homenagem tem um significado especial porque traduz a harmonia entre as secretarias, entre as tarefas bem desempenhadas. É essa somatória de trabalhos conjuntos que traz resultados positivos e que faz com que tenhamos sempre uma gestão sólida no município. Fico honrado em caminhar ao lado de homens e mulheres tão responsáveis e comprometidos com esse ciclo virtuoso que propomos em Suzano, desde a retirada de materiais até o auxílio às famílias que mais precisam. Ainda há muito o que fazer, mas tudo isso mostra que estamos no caminho certo”.