19/09/2022

Semana do Lian Gong chega ao fim com aula no Max Feffer

Semana do Lian Gong chega ao fim com aula no Max Feffer

Ação da prática chinesa que visa desenvolvimento do corpo e da mente contou com mais de 130 pessoas neste domingo (18/09)

A Prefeitura de Suzano e a Associação Chinesa de Suzano realizaram uma aula aberta de Lian Gong, na manhã deste domingo (18/09), para cerca de 130 pessoas no Parque Max Feffer. A ação encerrou de forma oficial a semana dedicada à prática oriental, período marcado pela homenagem aos 25 anos de presença dela na cidade e que foi instituída oficialmente pela lei municipal nº 057/2022.

Durante a atividade, ministrada pelas coordenadoras da entidade suzanense, os participantes realizaram uma série de exercícios que privilegiam a leveza da respiração e dos movimentos, fatores essenciais para o Lian Gong. Ao longo de 50 minutos, munícipes de todas as idades puderam integrar a iniciativa em uma oportunidade de socialização e de cuidado com o corpo e a mente, pilares da atividade chinesa.

A “Semana do Lian Gong” teve início na última quarta-feira (14/09) com uma aula especial realizada no Paço Municipal para mais de cem pessoas. A ocasião, inclusive, contou com as presenças do prefeito Rodrigo Ashiuchi e da primeira-dama Larissa Ashiuchi.

Para o vereador Joaquim Antônio da Rosa Neto, responsável pela nova lei de incentivo à prática, por estar presente no município há mais de duas décadas, a prática deve ser exaltada. “O Lian Gong traz uma série de resgates culturais e individuais, por isso a importância de preservarmos esta parte da história de Suzano”, comentou.

Segundo a primeira-dama suzanense, a prática é muito especial para a cidade, visto que esta é uma tradição milenar que foi incorporada à cultura local por meio dos fortes laços de Suzano com os costumes orientais. “Por ser uma ação de origem chinesa que fornece muitos benefícios aos praticantes, buscamos sempre incentivar o Lian Gong em diversas esferas, contando com a presença de alunos do grupo para integrar nossas atividades municipais”, comentou Larissa.

Atualmente, a ginástica oriental é oferecida em 19 pontos da cidade, com aulas em diferentes dias e horários, que podem ser conferidos nos canais oficiais da Associação Chinesa de Suzano. Entre os locais onde a prática ocorre estão postos de saúde, o Centro de Convivência da Melhor Idade (CCMI) Maria Picoletti e o Paço Municipal.