19/09/2022

Semana do Lian Gong chega ao fim com aula no Max Feffer

Ação da prática chinesa que visa desenvolvimento do corpo e da mente contou com mais de 130 pessoas neste domingo (18/09)

A Prefeitura de Suzano e a Associação Chinesa de Suzano realizaram uma aula aberta de Lian Gong, na manhã deste domingo (18/09), para cerca de 130 pessoas no Parque Max Feffer. A ação encerrou de forma oficial a semana dedicada à prática oriental, período marcado pela homenagem aos 25 anos de presença dela na cidade e que foi instituída oficialmente pela lei municipal nº 057/2022.

Durante a atividade, ministrada pelas coordenadoras da entidade suzanense, os participantes realizaram uma série de exercícios que privilegiam a leveza da respiração e dos movimentos, fatores essenciais para o Lian Gong. Ao longo de 50 minutos, munícipes de todas as idades puderam integrar a iniciativa em uma oportunidade de socialização e de cuidado com o corpo e a mente, pilares da atividade chinesa.

A “Semana do Lian Gong” teve início na última quarta-feira (14/09) com uma aula especial realizada no Paço Municipal para mais de cem pessoas. A ocasião, inclusive, contou com as presenças do prefeito Rodrigo Ashiuchi e da primeira-dama Larissa Ashiuchi.

Para o vereador Joaquim Antônio da Rosa Neto, responsável pela nova lei de incentivo à prática, por estar presente no município há mais de duas décadas, a prática deve ser exaltada. “O Lian Gong traz uma série de resgates culturais e individuais, por isso a importância de preservarmos esta parte da história de Suzano”, comentou.

Segundo a primeira-dama suzanense, a prática é muito especial para a cidade, visto que esta é uma tradição milenar que foi incorporada à cultura local por meio dos fortes laços de Suzano com os costumes orientais. “Por ser uma ação de origem chinesa que fornece muitos benefícios aos praticantes, buscamos sempre incentivar o Lian Gong em diversas esferas, contando com a presença de alunos do grupo para integrar nossas atividades municipais”, comentou Larissa.

Atualmente, a ginástica oriental é oferecida em 19 pontos da cidade, com aulas em diferentes dias e horários, que podem ser conferidos nos canais oficiais da Associação Chinesa de Suzano. Entre os locais onde a prática ocorre estão postos de saúde, o Centro de Convivência da Melhor Idade (CCMI) Maria Picoletti e o Paço Municipal.