Guarda Civil Municipal

Guarda Civil Municipal

Patrulhamento
Realização de visitas periódicas da Guarda Civil visando à proteção dos bens e serviços públicos, sendo realizada em todo o município por meio de rondas periódicas. Naqueles bens considerados vulneráveis ou prioritários há o policiamento com efetivo fixo. O objetivo é aumentar a sensação de segurança, zelar pela integridade física dos cidadãos, bem como, a dos servidores e garantir a execução dos serviços da administração pública.

Patrulha Maria da Penha
Realiza monitoramento às mulheres que já receberam medidas protetivas pelo Juizado da Violência Doméstica e Familiar. Este é um dos serviços da rede de atendimento às mulheres em situação de violência. A Patrulha Maria da Penha (PMP) é composta por equipes especialmente capacitadas, sendo formadas por uma dupla de agentes (feminina e masculino) cada. A atuação das equipes se dá em viaturas padronizadas com a denominação Patrulha Maria da Penha, o que fortalece o caráter pedagógico e preventivo frente à comunidade e principalmente aos agressores.

O programa foi criado em 14 de outubro de 2014 e consiste na resposta do governo municipal para atuar de forma preventiva e protetiva nos casos de violência contra as mulheres. A Patrulha Maria da Penha é uma parceria entre a Secretaria Segurança Cidadã e o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.

Canil
O Canil da GCM iniciou suas atividades em julho de 2014 e desde então já participou de vários eventos e conquistou títulos, como o de vencedor da prova de abordagem e imobilização cinotécnica do 1º Torneio de Cães de Polícia, realizado em dezembro de 2017 na cidade de Tatuí. Atualmente conta com três cães, sendo dois da raça Pastor Belga Malinois e um Rotweiller, além de seis agentes qualificados para condução e treinamento.

O Canil trabalha com apreensão de drogas e patrulhamento, em apoio às operações de fiscalização, em conjunto com a Polícia Militar. Também tem papel socioeducativo, com apresentações em eventos e escolas, por meio do Programa “Canil nas Escolas”. A atividade tem como objetivo mostrar às crianças as atividades desenvolvidas pelo Canil da Guarda Civil Municipal.

Ronda Escolar
A Ronda Escolar tem como objetivo propiciar aos professores, alunos, pais e a outros agentes, um ambiente escolar seguro para a construção do conhecimento e das relações pessoais, bem como, proteger as escolas de furtos e atos de vandalismo. Essa proteção é realizada por meio de rondas motorizadas e a permanência de viaturas em horários e pontos estratégicos.

Grupamento de Proteção Ambiental (GPA)
O grupamento tem por objetivo a fiscalização das Áreas de Proteção Ambiental (APAs), o controle do desmatamento e das queimadas, no combate ao tráfico de animais silvestres, às ocupações irregulares e aos danos ambientais, fazendo a prevenção e a inibição de descarte de resíduos sólidos (entulhos) e/ou produtos químicos em rios e mananciais nas APAS.

Grupo Unido na Ação de Resistência às Drogas (Guard)
Criado em 2017,o Guard é um projeto desenvolvido em conjunto com a Secretaria de Educação, com o objetivo de trabalhar a prevenção universal e primária junto às instituições governamentais e demais segmentos da sociedade, orientando os munícipes sobre a prevenção ao uso indevido de drogas, consequências deste uso, focando sempre na valorização da autoestima, responsabilidade familiar para a redução da violência escolar, familiar e social.

Ronda Ostensiva Municipal (Romu)
A Romu é considerada o pelotão de elite da corporação, formada por agentes treinados e identificados por braçais. O curso de preparação dos GCM’s tem a duração de 90 dias e consiste em instruções para noções básicas de Controle de Distúrbios Civis (CDC), Patrulhamento Tático, Defesa Pessoal, Direitos Humanos e Educação Física. O grupamento especializado possui viatura própria e tem foco no combate à criminalidade, no patrulhamento preventivo e planejado, na proteção dos espaços públicos e no apoio a eventos em geral.

Denúncia de Invasão em Áreas Públicas
A denúncia de invasão em área pública pode ser feita pelo munícipe sempre que constatada uma ocupação irregular em área municipal.

Base Central (Rua Alfredo Batista Pizzolato, 599- Vila Figueira)
Telefone:
(11) 4746-3297
Atendimento: 24 horas.

Base Casa Branca (Estrada dos Fernandes, 2.590- Parque Santa Rosa)
Telefone: 
4745-2065
Atendimento: 24 horas.

Base Parque Max Feffer (Avenida Roberto Simonsen, 90- Jardim Imperador)
Atendimento: das 6 às 22 horas.