28/05/2022

Secretário participa de encontro regional de Assistência Social

Secretário participa de encontro regional de Assistência Social

Assuntos como proteção à mulher e a função das secretarias municipais fizeram parte das discussões no evento, realizado em Atibaia

O secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de Suzano, Geraldo Garippo, participou nesta semana do 22º Encontro Regional do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) Região Sudeste, com o tema “O futuro da Assistência Social no Brasil: compromissos dos governos na superação da fome e das desproteções sociais”. O evento ocorreu em Atibaia, interior de São Paulo, nos dias 17 e 18 de maio, e foi um preparativo para o 22º encontro nacional, que está marcado para junho, na cidade de Foz do Iguaçu (PR).

De acordo com Garippo, além de servir como um preparatório para o encontro nacional, a atividade também se comportou como uma ampla sala de debates entre os secretários de Assistência e Desenvolvimento Social do Sudeste e demais representantes de prefeituras desta região do Brasil. “Na ocasião tivemos a oportunidade de discutir o papel da assistência social pós-pandemia do novo coronavírus (Covid-19) e trocar experiências com outros municípios sobre vigilância socioassistencial, segurança de renda, regulamentação de benefícios eventuais e atuação conjunta da proteção social e defesa civil”, destacou.

O secretário também comentou que cerca de 700 pessoas estiveram presentes e que debates envolvendo a segurança da mulher também receberam atenção dos participantes. “Falamos, de forma regional, sobre o acolhimento de mulheres vítimas de violência e também da residência inclusiva, que acolhe pessoas com baixa autonomia que estão desassistidas por suas famílias”.

Garippo finalizou dizendo que estes debates ainda estão bem embrionários, mas que no futuro podem culminar em um novo tipo de programa que proteja de forma mais eficiente, no que diz respeito à assistência social, o público feminino. “Estamos no começo dessas discussões, creio que mais para frente possa surgir algo mais concreto em relação a este assunto”.

O 22º Encontro Nacional Congemas, em Foz do Iguaçu, está marcado para ocorrer entre os dias 8 e 10 junho, sob o mesmo tema que foi discutido durante os dias 17 e 18 deste mês, em Atibaia.