22/10/2021

Secretário de Suzano é convidado para mesa redonda em universidade de Minas Gerais

Titular da pasta de Planejamento Urbano é referência no segmento e discutirá sobre cidades inteligentes no dia 25 de outubro

O secretário de Planejamento Urbano e Habitação de Suzano, Elvis Vieira, foi convidado para participar da Semana de Engenharia Civil da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Junto a outros profissionais da área e docentes da instituição, ele irá compor uma mesa redonda nesta segunda-feira (25/10), às 19 horas, para debater as novas tendências da indústria da construção civil.

Na ocasião, o arquiteto e urbanista suzanense abordará os conceitos de cidades inteligentes e cidades criativas, assunto no qual é referência e já ministrou uma série de palestras pelo Brasil. O foco do diálogo será o desenvolvimento urbano pensado na população, visando a promoção de mais qualidade de vida a todos. Este contexto se torna possível tanto pela implementação de tecnologias integradas ao cotidiano como por meio da participação das pessoas, modalidade criativa e com custos reduzidos.

Em sua 9ª edição, o evento virtual é voltado para complementar a formação dos estudantes da universidade e prepará-los para o mercado de trabalho. Para isso, são promovidos minicursos, palestras, debates e competições com os principais profissionais e empresas da região de Uberaba (MG) e de todo o País. As atividades tiveram início no último dia 13 e seguem até 29 de outubro.

Vieira pontuou que alinhar os avanços tecnológicos ao progresso social e ambiental é um fator extremamente relevante para se pensar nos tempos atuais. Isso pode contribuir muito para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, inclusive priorizando o acesso da população aos serviços públicos. O secretário disse estar muito contente e grato pelo convite e reconhecimento do trabalho, ressaltando que é sempre um prazer compartilhar experiências e conhecimento com estudantes, colegas de profissão e outros gestores públicos.

Por meio de ações da pasta nos últimos anos, Suzano conquistou em 2020 a 39ª posição no levantamento nacional de Cidades Inteligentes feito pelo SindiTelebrasil e pelo Portal Teleco. A classificação foi obtida devido a uma série de recursos já implementados no município, como a disponibilidade de plataformas virtuais diversas e de aplicativos de serviços públicos e a instalação da rede integrada de câmeras de vigilância, por exemplo.