25/01/2023

Secretário de Educação participa de live do Movimento pela Base Nacional Comum

Leandro Bassini integrou discussão acerca do planejamento pedagógico das redes municipais de ensino em 2023

O secretário municipal de Educação, Leandro Bassini, participou de uma live promovida pelo Movimento pela Base Nacional Comum sobre o planejamento pedagógico nas redes municipais de ensino, na manhã desta terça-feira (24/11). Na oportunidade, o chefe da pasta falou sobre as experiências e propostas de Suzano para os estudantes, abordando questões como projetos para 2023 e os desafios do aprendizado.

Na ocasião, Bassini esteve acompanhado da jornalista Beatriz Santomauro, da secretária de Educação de Barcarena (PA), Ivana Ramos, e da diretora executiva da Comunidade Educativa Cedac, Roberta Panico. Ao longo da live, os participantes debateram sobre o desenvolvimento pedagógico dos jovens brasileiros, incluindo a reformulação contínua das bases curriculares nas redes de ensino, os métodos de trabalho em sala de aula e as formas com as quais as instituições oferecem o direito da aprendizagem.

Dentro deste contexto, os integrantes trocaram experiências enquanto gestores e profissionais da educação, contando sobre projetos realizados em suas cidades e de situações vivenciadas em sala de aula nos últimos anos, marcados pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Ao falar de Suzano, Bassini explicou a adaptação da carga curricular a fim de garantir que os alunos projetem suas habilidades e revisitem conteúdos que possam não ter sido absorvidos da maneira ideal.

De acordo com o chefe da Educação suzanense, todos os conceitos apresentados em sala de aula são cuidadosamente analisados antes da implementação. “Potencializar o aluno é o grande motivo de todo nosso trabalho e, por isso, a atuação pedagógica na aprendizagem está em constante evolução. Por meio do diálogo entre a nossa equipe pedagógica, buscamos sempre a melhor forma para extrair o melhor da base curricular para a sala de aula”, explica.

O outro tópico central da live foi a forma com a qual a rede de ensino deve cuidar do futuro dos estudantes no período pós-pandemia. Neste contexto, o foco esteve nos trabalhos feitos em Suzano e em Barcarena para garantir o menor impacto possível no ensino dos alunos ao longo dos últimos três anos e o que está sendo planejado para 2023.

Para Bassini, o primeiro ponto a se atentar no trato com os alunos para este ano é não perder de vista a continuidade do ensino. “Os últimos três anos foram difíceis por conta da pandemia, que, infelizmente, deixou reflexos psicológicos e educacionais. Por isso, o planejamento de 2023 não passa apenas pelos próximos meses, mas sim, por toda essa luta contra a Covid-19”, ressalta.

“Suzano entende mais do que nunca que a aprendizagem das crianças de hoje é um ciclo contínuo e, por isso, estamos trabalhando para começar o ano letivo com tudo muito bem definido para suprir possíveis lacunas ao retomar conteúdos prévios, mantendo o curso regular do ensino em paralelo”, concluiu o secretário.