06/09/2021

Secretário apresenta atuação de Suzano em palestras sobre cidades inteligentes

Secretário apresenta atuação de Suzano em palestras sobre cidades inteligentes

Titular da pasta de Planejamento Urbano discursou em evento da Paraíba e ainda irá participar de congresso nacional no próximo dia 9

O secretário de Planejamento Urbano e Habitação de Suzano, Elvis Vieira, foi convidado para apresentar duas palestras a respeito da construção de cidades inteligentes. Referência no assunto, ele comentou sobre as principais características e desafios do segmento em evento no Estado da Paraíba e ainda irá participar, no dia 9 de setembro, de um painel no 1º Encontro Smart Campus do Brasil.

A convite da Universidade Estadual da Paraíba, Vieira esteve presente na 2ª Edição da Expo Civil Virtual no dia 25 de agosto. O evento virtual reuniu diversos profissionais e estudantes das áreas de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo e afins, para compartilhar experiências e debater sobre práticas inovadoras e novas abordagens para o segmento.

Na ocasião, o secretário discursou sobre os conceitos de cidades inteligentes e criativas, abordando as características e desafios de cada uma delas. O foco do diálogo foi o desenvolvimento urbano pensado na população, com a garantia de mais qualidade de vida a todos, possível tanto pela implementação de tecnologias integradas ao cotidiano como por meio da participação das pessoas, modalidade criativa e com custos reduzidos. As temáticas propuseram a relação entre a modernidade urbana e o bem-estar dos cidadãos.

Além desta palestra, o titular da pasta de Planejamento Urbano suzanense também tem presença confirmada no 1º Encontro Smart Campus do Brasil, evento que faz parte do 5º Congresso Pacto Pelo Brasil. Realizado com o apoio do Observatório Social do Brasil, esta edição traz a temática “Gestão Inteligente de Cidades”, totalmente online. O evento reunirá profissionais de todo o país para debater sobre o desenvolvimento dos municípios aliado às novas tecnologias.

Convidado do painel do dia 9 de setembro, Vieira apresentará o desempenho de Suzano neste cenário e comentará sobre as práticas inovadoras. O município tem se destacado em diferentes setores nos últimos anos e foi classificado como um dos que mais têm oferta de serviços inteligentes para o cidadão.

Em 2020, Suzano conquistou a 39ª posição no levantamento nacional de Cidades Inteligentes feito pelo SindiTelebrasil e pelo Portal Teleco. A classificação foi obtida devido a uma série de recursos já implementados no município, como a disponibilidade de plataformas virtuais diversas, de aplicativos de serviços públicos e a instalação da rede integrada de câmeras de vigilância, por exemplo.

O secretario se diz contente e grato por todo o reconhecimento para com o trabalho. Para ele é sempre um prazer compartilhar experiências e conhecimento com estudantes, colegas de profissão e outros gestores públicos. Alinhar os avanços tecnológicos ao progresso social e ambiental é um fator extremamente relevante para se pensar nos tempos atuais. Isso pode contribuir muito para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, inclusive priorizando o acesso da população aos serviços públicos.