06/09/2021

Secretário apresenta atuação de Suzano em palestras sobre cidades inteligentes

Titular da pasta de Planejamento Urbano discursou em evento da Paraíba e ainda irá participar de congresso nacional no próximo dia 9

O secretário de Planejamento Urbano e Habitação de Suzano, Elvis Vieira, foi convidado para apresentar duas palestras a respeito da construção de cidades inteligentes. Referência no assunto, ele comentou sobre as principais características e desafios do segmento em evento no Estado da Paraíba e ainda irá participar, no dia 9 de setembro, de um painel no 1º Encontro Smart Campus do Brasil.

A convite da Universidade Estadual da Paraíba, Vieira esteve presente na 2ª Edição da Expo Civil Virtual no dia 25 de agosto. O evento virtual reuniu diversos profissionais e estudantes das áreas de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo e afins, para compartilhar experiências e debater sobre práticas inovadoras e novas abordagens para o segmento.

Na ocasião, o secretário discursou sobre os conceitos de cidades inteligentes e criativas, abordando as características e desafios de cada uma delas. O foco do diálogo foi o desenvolvimento urbano pensado na população, com a garantia de mais qualidade de vida a todos, possível tanto pela implementação de tecnologias integradas ao cotidiano como por meio da participação das pessoas, modalidade criativa e com custos reduzidos. As temáticas propuseram a relação entre a modernidade urbana e o bem-estar dos cidadãos.

Além desta palestra, o titular da pasta de Planejamento Urbano suzanense também tem presença confirmada no 1º Encontro Smart Campus do Brasil, evento que faz parte do 5º Congresso Pacto Pelo Brasil. Realizado com o apoio do Observatório Social do Brasil, esta edição traz a temática “Gestão Inteligente de Cidades”, totalmente online. O evento reunirá profissionais de todo o país para debater sobre o desenvolvimento dos municípios aliado às novas tecnologias.

Convidado do painel do dia 9 de setembro, Vieira apresentará o desempenho de Suzano neste cenário e comentará sobre as práticas inovadoras. O município tem se destacado em diferentes setores nos últimos anos e foi classificado como um dos que mais têm oferta de serviços inteligentes para o cidadão.

Em 2020, Suzano conquistou a 39ª posição no levantamento nacional de Cidades Inteligentes feito pelo SindiTelebrasil e pelo Portal Teleco. A classificação foi obtida devido a uma série de recursos já implementados no município, como a disponibilidade de plataformas virtuais diversas, de aplicativos de serviços públicos e a instalação da rede integrada de câmeras de vigilância, por exemplo.

O secretario se diz contente e grato por todo o reconhecimento para com o trabalho. Para ele é sempre um prazer compartilhar experiências e conhecimento com estudantes, colegas de profissão e outros gestores públicos. Alinhar os avanços tecnológicos ao progresso social e ambiental é um fator extremamente relevante para se pensar nos tempos atuais. Isso pode contribuir muito para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, inclusive priorizando o acesso da população aos serviços públicos.