05/11/2021

Secretaria de Saúde reforça importância de tomar a terceira dose

Pelo menos 14 mil pessoas já receberam a aplicação de reforço da vacina nos postos de Suzano

A campanha de imunização contra o novo coronavírus (Covid-19) em Suzano avança a cada dia e já garantiu a vacinação de 239.789 pessoas com a primeira dose. O índice representa 97,9% da população maior de 12 anos, estimada em 244.782 cidadãos, dos quais 180.795 estão com o esquema vacinal completo e 14.118 receberam a terceira aplicação. A Secretaria Municipal de Saúde destaca a importância do reforço.

De acordo com o chefe da pasta, Pedro Ishi, a terceira dose vale para quem tomou qualquer vacina contra a Covid-19 no Brasil e está sendo aplicada, preferencialmente, com o imunizante da Pfizer/BioNTech, conforme recomendações do Ministério da Saúde. É importante ressaltar também que, até o momento, o reforço é destinado a pessoas imunossuprimidas que completaram o esquema vacinal há 28 dias ou mais, idosos maiores de 60 anos que receberam a segunda dose há seis meses ou mais e profissionais da saúde que também receberam a segunda aplicação há seis meses ou mais.

“O objetivo é aumentar a proteção para esses públicos prioritários diante do avanço das variantes do novo coronavírus em todo o mundo. Então, a terceira dose vem para aumentar a duração da proteção contra o SARS-CoV2. As pesquisas têm mostrado que o reforço, principalmente se for de uma vacina diferente das duas primeiras doses, prolonga a proteção. Mas isso não significa a ineficiência das doses iniciais”, explicou.

Nesta semana, entre os dias 3 e 5 de novembro, Suzano registrou mais 7.922 aplicações, sendo 483 de primeira dose, 5.607 de segunda e 1.832 de de reforço. O atendimento segue em todos os 24 postos de saúde, de segunda a sexta-feira, das 8 às 15 horas.

A primeira dose do imunizante contra a Covid-19 é recomendada para pessoas maiores de 12 anos, bastando apresentar RG, CPF, comprovante de endereço de Suzano e a filipeta oficial devidamente preenchida com letra legível. A ficha pode ser acessada e impressa no link bit.ly/FichaCovidSuzano. O pré-cadastro no site “Vacina Já” (www.vacinaja.sp.gov.br), do governo do Estado, também é necessário.

Os menores de idade também precisam da autorização do responsável legal, que deverá acompanhar o jovem ou assinar o Termo de Assentimento Livre e Esclarecido. O documento, disponível para acesso em www.suzano.sp.gov.br, será obrigatório para os menores de idade desacompanhados.

Já a segunda dose é aplicada de acordo com o aprazamento estabelecido no cartão de vacinação. Vale reforçar que atualmente o intervalo entre a primeira e a segunda dose da vacina CoronaVac é de quatro semanas, da AstraZeneca/Oxford é de oito semanas e da Pfizer é de três semanas para maiores de 18 anos e de oito semanas para os jovens entre 17 e 12 anos. É necessário apresentar CPF, documento original com foto e o cartão de vacinação.

Em relação ao reforço, basta o cidadão comparecer ao posto de saúde mais próximo e apresentar o cartão de vacinação e um documento original com foto. No caso das pessoas imunossuprimidas, ainda é preciso apresentar relatório médico ou receita de uso contínuo, assim como os profissionais de saúde devem ter comprovante de vínculo empregatício em equipamentos de saúde.