22/11/2022

Secretaria de Manutenção recebe visita de representantes de Jacareí

Objetivo foi conhecer a usina de asfalto frio de Suzano, a fim de buscar modelos para serem aplicados na cidade do Vale do Paraíba

A Secretaria Municipal de Manutenção e Serviços Urbanos recebeu na manhã desta segunda-feira (21/11) dois representantes da Prefeitura de Jacareí para conhecer a usina de asfalto frio, instalada no Jardim Casa Branca.

A cidade do Vale do Paraíba também conta com um equipamento similar, porém a visita ocorreu para verificar as instalações em Suzano e aproveitar as boas ideias utilizadas pela administração suzanense. Na ocasião, o assessor responsável pela usina de Jacareí, Luís Gustavo Pinto Cunha, e o operário Ildemar Aguiar da Silva foram recepcionados pelo secretário Samuel de Oliveira, que apresentou a estrutura.

Durante a visita, o chefe da pasta destacou o processo de usinagem do asfalto em Suzano. “Ele é mais prático e tem um custo menor para aplicação do que o asfalto quente, porém ambos os materiais não podem ser aplicados durante a chuva. A única grande diferença é que no asfalto frio o tempo de cura é maior”.

Oliveira ainda agradeceu a visita dos representantes do Jacareí na manhã de segunda-feira. “Fico feliz com a vinda do Luís Gustavo e do Ildemar à nossa cidade e de saber que o que fazemos aqui serve de inspiração e modelo para outros municípios”, definiu o chefe da pasta.

Por sua vez, o responsável pela usina de asfalto frio de Jacareí elogiou a estrutura de Suzano e destacou o que deve levar para o Vale do Paraíba para ser aplicado. “A estrutura é muito boa, com bom espaço, e o que me chamou bastante a atenção foi a cobertura colocada sobre a usina para evitar que o material se espalhe e ainda proteja o maquinário. Certamente, vamos levar essa novidade para ser aplicada em nossa cidade”,disse Cunha.

Ainda estiveram presentes os funcionários da secretaria suzanense Leandro Ramos, Gerson Eriberto e Floriano Diniz, além de Armando do Santos, da Prefeitura de Jacareí.

Como funciona

A usinagem do asfalto é quente e depois de produzido é despejado em um caminhão para que possa ser aplicado em baixa temperatura no local, uma vez que aditivos retardam o endurecimento. Além de ter um custo menor, o produto frio não necessita de um tratamento mais elaborado e requer pouca mão de obra na hora da colocação. Assim como o material convencional, este tipo de aplicação também requer o uso de máquinas para deixar a rua plana e nivelada.