21/01/2022

Secretaria de Administração pretende potencializar o trabalho do NAS

Secretaria de Administração pretende potencializar o trabalho do NAS

Núcleo municipal acompanha de perto saúde de servidores públicos; ideia é dar continuidade a projetos e ações que tiveram êxito nos últimos anos

O Núcleo de Acompanhamento aos Servidores (NAS) fechou o ano de 2021 com mais de 2 mil atendimentos a profissionais da Prefeitura de Suzano. A expectativa, segundo a Secretaria Municipal de Administração, é de potencializar o serviço e expandir para os próximos meses, especialmente no acolhimento aos trabalhadores que precisam de apoio psicológico.

O órgão foi implantado no município com o objetivo de promover melhorias à qualidade de vida, saúde e valorização dos servidores públicos municipais. Para realizar o acolhimento necessário, o setor conta com equipe multidisciplinar composta por dois psicólogos, um assistente social, uma educadora social e uma auxiliar de enfermagem.

O NAS está localizado no subsolo do Paço Municipal Prefeito Firmino José da Costa (rua Baruel, 501 – centro), com atendimento especializado de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Os interessados podem agendar uma visita pelo número (11) 4745-2152 ou por meio do e-mail sma.nas@suzano.sp.gov.br.

De acordo com a coordenadora do projeto, Renata Pires, só no último ano, 2.034 atendimentos foram registrados, entre consultas individuais, questionamentos e inscrições para ações especiais nos modelos presencial e remoto. “Tivemos muitos avanços desde o início de nossas atividades, em 2019. No ano passado, realizamos grandes projetos, que nos permitiu avançar ainda mais no apoio aos servidores que mais precisam”, explicou.

Entre as principais ações, Renata destaca o “Projeto Aconchego”, voltado à orientação de gestantes e famílias adotantes quanto à organização e cuidados com os filhos; o “Amigo Estou Aqui”, pensado para preparar servidores próximos da aposentadoria em suas novas rotinas e caminhos ao fim de suas carreiras; e o “Trocando Ideias”, que confere experiências humanizadas aos trabalhadores de cemitérios para diminuir traumas e consequências decorrentes do período da pandemia.

Segundo a secretária municipal de Administração, Cíntia Renata Lira, todas as ações mencionadas formarão novas turmas dentro dos próximos 30 dias mediante às inscrições da pasta. “Estamos organizando os projetos para 2022, buscando expandir as atividades e ampliar o acolhimento que o NAS já realiza de forma tão humanizada. Peço que os servidores fiquem atentos às chamadas da pasta nos próximos dias para inscrição”, informou.

Por fim, Cíntia destacou que os efeitos do NAS são perceptíveis no ambiente de trabalho, pois podem melhorar não apenas o desempenho nas funções, como a vida pessoal. “Registramos alguns casos de depressão e ansiedade devido à pandemia (da Covid-19), algo que afetou muitas pessoas. E NAS entrou em ação para auxiliá-las, pois o órgão existe justamente para prestar esse apoio. Estamos à disposição de todos os funcionários da prefeitura que precisarem” concluiu.