01/06/2022

Saúde supera 1,7 milhão de procedimentos e tem maior produção em seis anos

Saúde supera 1,7 milhão de procedimentos e tem maior produção em seis anos

Dados foram apresentados em audiência pública na Câmara de Suzano para prestação das contas do 1º quadrimestre

A Secretaria Municipal de Saúde apresentou nesta terça-feira (31/05) a prestação de contas referente ao primeiro quadrimestre de 2022. Entre janeiro e abril, a pasta efetuou 1.797.739 procedimentos, sendo o melhor desempenho para o período observado em seis anos. Os detalhes foram compartilhados em audiência pública na Câmara de Suzano.

O trabalho da Rede de Atenção Básica, que corresponde às atividades desempenhadas pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e pela Estratégia Saúde da Família (ESF), foi responsável por quase 30% da produção, contabilizando 489.199 procedimentos, com destaque para os serviços de visita domiciliar e territorial; procedimentos individualizados; cadastros; atendimentos; e vacinação. Ao todo, neste primeiro quadrimestre, o setor de regulação contabilizou o direcionamento de 14.909 consultas e 18.895 exames.

Na Rede de Urgência e Emergência (RUE) foram contabilizados 801.132 procedimentos. Entre os serviços oferecidos, aqueles com maior demanda foram consultas e atendimentos, seguidos pelo diagnóstico em laboratório clínico. O acolhimento em especialidades apresentou a segunda maior produção, com 28,2% dos procedimentos efetuados neste primeiro quadrimestre. Dos serviços oferecidos nesta área, lideram o diagnóstico em laboratório clínico, consultas e atendimentos e a coleta de materiais.

Na oportunidade, também foram apresentados dados referentes à Saúde Mental, que superou 15,8 mil atendimentos em psiquiatria e psicologia na Rede de Atenção Básica; ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que atendeu a ocorrências com 3,1 mil envios de ambulância de suporte básico; e à Vigilância Ambiental, que efetuou 3,9 mil bloqueios vetoriais em áreas com casos suspeitos de dengue.

Vacinação

Na Vigilância Epidemiológica, a pasta registrou 21,7 mil atendimentos na vacinação de rotina. Quanto à campanha de imunização contra a influenza (gripe), o índice é de 20,6 mil pessoas contempladas, conforme os grupos prioritários. Já em relação à imunização contra a Covid-19 foram 173 mil aplicações neste primeiro quadrimestre.

O empenho na vacinação também garantiu redução de índices em relação aos óbitos causados pelo novo coronavírus, com 36 ocorrências nos quatro primeiros meses. De acordo com o secretário Pedro Ishi, a dedicação da pasta no combate à pandemia nos últimos dois anos reflete na alta de procedimentos agora. “Ainda estamos nesse processo de retomada, após um declínio de produção causado pela Covid-19 em 2020 e 2021. Com a vacinação, em 2022 vemos o salto de produtividade em relação aos procedimentos em Saúde, com a retomada de consultas, exames e atividades eletivas”, disse.

O secretário também agradeceu a parceria do Legislativo para o bom andamento dos trabalhos. “Nosso objetivo conjunto é garantir mais saúde e qualidade de vida à população. Para isso contamos com o suporte da Câmara, que está sempre atuante e acompanhando de perto os avanços da pasta”.

A audiência também foi acompanhada por diretores e técnicos da Saúde suzanense. Entre os parlamentares estiveram presentes os vereadores Leandro Alves de Faria, o Leandrinho; Artur Takayama; Edirlei Junio Reis, o Professor Edirlei; Givaldo Freitas dos Santos, o Baiano da Saúde; Jaime Siunte; José Oliveira de Lima, o Zé Oliveira; Lazaro Nazaré Pedro, o Lázaro de Jesus; Marcel Pereira da Silva, o Marcel da ONG; e Marcos Antonio dos Santos, o Maizena.