06/12/2022

Saúde intensifica testagens rápidas para detecção de HIV e sífilis

Saúde intensifica testagens rápidas para detecção de HIV e sífilis

Reforço na realização de exames ocorre durante todo o mês e faz parte da campanha ‘Fique Sabendo’, da Prefeitura de Suzano

A Secretaria de Saúde de Suzano deu início no dia 26 de novembro à campanha “Fique Sabendo”, que promove a intensificação de testes para detectar o HIV, vírus causador da Aids, e a sífilis. Ambos são classificados como infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e o objetivo é descobrir o quanto antes para começar o tratamento na rede pública. As ações fazem parte da campanha nacional “Dezembro Vermelho” que aborda a prevenção dessas doenças.

A intensificação começou na Unidade de Saúde da Família (USF) Dr. Eduardo Nakamura, localizada no Miguel Badra Baixo, mas alcançou demais postos.

No caso da sífilis, os testes são feitos nas unidades e, em caso positivo, a pessoa é encaminhada para tratamento no mesmo local. Já nos casos positivos de HIV/Aids o paciente é direcionado para o Serviço de Atendimento Especializado/Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA) após a realização do exame em uma unidade da rede pública municipal. Qualquer cidadão pode realizar a testagem rápida, que é sigilosa.

O secretário municipal de Saúde, Pedro Ishi, conclamou o público a realizar o teste, principalmente quem tem dúvida sobre a possibilidade de ser portador de uma dessas ISTs. “Quero fazer um apelo para que nossa população vá fazer a testagem rápida e procure saber se tem alguma dessas infecções. Independentemente do resultado, positivo ou negativo, o sentimento deve ser de alívio porque nós podemos garantir o tratamento aqui mesmo em Suzano”, destacou o chefe da pasta.

Importante ressaltar que os testes promovidos pelo SAE/CTA devem ser realizados de segunda a quinta-feira, das 8 às 15 horas, e às sextas-feiras das 8 horas ao meio-dia. A unidade está localizads na rua Otávio Miguel da Silva, 323, no Parque Suzano.

Endereços e telefones das USFs e das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) podem ser encontrados por meio do link www.suzano.sp.gov.br/web/saude/unidades-basicas-de-saude/lista-de-enderecos. É necessário entrar em contato para conhecer os horários de cada posto para a realização dos exames.