24/07/2020

Saúde Bucal mantém orientações à distância nas escolas municipais

Equipes têm divulgado material digital com dicas a serem trabalhadas com os alunos na quarentena e realizado entrega de escovas

A Secretaria de Saúde de Suzano, por meio da Coordenadoria de Saúde Bucal, se empenha neste semestre em dar continuidade à tarefa de prevenção à cárie junto às crianças da rede municipal de ensino. Desta vez, as orientações ocorrem à distância, em parceria com as escolas. Para isso, as equipes têm divulgado material digital com dicas a serem trabalhadas com os alunos e realizado entrega de escovas de dente em unidades que ainda não foram contempladas neste ano.

A nova dinâmica visa manter o vínculo das crianças quanto às ações preventivas, sendo um trabalho permanente dos dentistas nas escolas municipais. Até março deste ano, antes da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), os alunos contavam com orientações desses profissionais por meio de visitas às salas de aula, palestras e atividades práticas, além da avaliação bucal com o devido encaminhamento daqueles que apresentam algum problema, sendo a cárie o principal. Inclusive, os tratamentos desses casos serão retomados em breve nas unidades de saúde mais próximas.

Diante do atual cenário, considerando o distanciamento social e o adiamento das atividades presenciais, o trabalho continua com a entrega de escovas de dente. Os itens deverão ser distribuídos ainda neste ano para crianças de pelo menos 50 escolas, conforme cronograma de cada entidade vinculada à unidade de saúde de referência. Entre as regiões contempladas estão Jardim Brasil, Parque Palmeiras, Vila Fátima, Jardim Europa, Jardim Colorado, Jardim Maitê, Cidade Boa Vista, Jardim Suzanópolis, Jardim Casa Branca, Tabamarajoara, Jardim Vitória, Jardim Revista, Cidade Miguel Badra, Jardim São José e Jardim Natal.

A coordenadora de Saúde Bucal, Marisa Sugaya, reforçou a importância da parceria com a Educação, que se empenha no contato direto com alunos e responsáveis por meio de aplicativo de troca de mensagens. Ela disse que as escolas, os professores e os pais são aliados na promoção da saúde, diante da necessidade de adaptação à nova realidade para manter as orientações sobre o cuidado na prevenção das doenças bucais, principalmente a cárie. Marisa pontuou que as equipes estarão disponíveis para sanar eventuais dúvidas, por meio do vínculo com a escola.

A profissional lembrou ainda que, neste período atípico, a atenção deve ser redobrada, já que algumas pessoas, inclusive as crianças, tendem a quebrar a rotina em casa, adotando uma alimentação rica em açúcar. O secretário Luis Cláudio Guillaumon parabenizou pela iniciativa e exaltou a importância da tecnologia na disseminação de informação e ações educativas.