25/05/2022

Saúde apresenta balanço de ações à Câmara de Suzano

Saúde apresenta balanço de ações à Câmara de Suzano

Secretaria destacou em audiência pública os avanços no setor ao longo dos últimos nove meses

O secretário municipal de Saúde, Pedro Ishi, apresentou na última terça-feira (24/05) um balanço da pasta à Câmara de Suzano. A audiência pública teve como foco os principais avanços do setor ao longo dos últimos nove meses, sobretudo no combate ao novo coronavírus (Covid-19) e na retomada das atividades após a pandemia.

Entre os destaques estavam os trabalhos em Saúde Bucal, com equipes empenhadas no rastreamento de câncer de boca, e o retorno dos atendimentos na atenção básica. Também houve a implementação dos Procedimentos Operacionais Padrão (POPs) e da Linha de Cuidado da Rede de Atenção Psicossocial (Raps), além do fortalecimento dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), da construção da nova política municipal de prevenção ao suicídio, da realização da Conferência Municipal de Saúde Mental e do investimento na formação continuada dos servidores do Sistema Único de Saúde (SUS).

O cuidado à saúde feminina também foi exaltado por meio do projeto “Expresso Mulher”, assim como o setor da assistência farmacêutica, que encabeça o trabalho de conscientização quanto ao descarte adequado de medicamentos e o projeto “Farmácia Clínica”, voltado ao uso racional de medicamentos.

A audiência ainda pontuou a representatividade da pasta perante os conselhos municipais, o projeto “SUS Que Dá Certo” e a força-tarefa em prol da imunização das crianças suzanenses contra a Covid-19, com campanha iniciada em janeiro deste ano. De acordo com o secretário Pedro Ishi, a reunião com o Legislativo garantiu mais informação e transparência nos trabalhos desenvolvidos.

“Nossa missão tem sido elevar o patamar da Saúde suzanense. Mesmo com o grande desafio da pandemia enfrentada nos últimos dois anos, seguimos firmes nesse propósito maior. Temos um compromisso com a atenção primária e para isso contamos com profissionais altamente capacitados e engajados no trabalho. Agradeço a oportunidade de explanação, especialmente à Comissão Permanente de Saúde do Legislativo, liderada pelo vereador Rogério Castilho, que segue acompanhando e colaborando com o serviço prestado”, disse.

Por fim, Ishi cumprimentou a administração municipal e os servidores da pasta. “Em nome da diretora técnica e jurídica da Secretaria de Saúde, Tânia Mara Porfirio, agradeço a parceria dos nossos colaboradores. Agradeço também ao prefeito Rodrigo Ashiuchi e ao presidente da Câmara, o vereador Leandro Alves de Faria, o Leandrinho, pelo apoio em todos os nossos trabalhos”, concluiu.

Presenças

A audiência pública também foi acompanhada pelos parlamentares Artur Takayama; Edirlei Junio Reis, o Professor Edirlei; Gerice Rego Lione; Givaldo Freitas dos Santos, o Baiano da Saúde; José de Oliveira Lima, o Zé Oliveira; Lazario Nazaré Pedro, o Lázaro de Jesus; Marcel Pereira da Silva, o Marcel da ONG; e Nelson dos Santos, o Nelson do Fadul.