20/09/2022

Saspe prepara workshops e ações especiais para Outubro Rosa

Saspe prepara workshops e ações especiais para Outubro Rosa

Inscrições para iniciativas de conscientização sobre câncer de mama e de colo do útero podem ser feitas a partir desta quarta-feira (21/09)

O Serviço de Ação Social e Projetos Especiais (Saspe) abre nesta quarta-feira (21/09) as inscrições para três workshop voltados para a campanha Outubro Rosa. O período marcado pela conscientização acerca da importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero terá reuniões de orientação e incentivo destinadas para até 60 pessoas. É possível realizar o cadastro gratuito mediante a apresentação de documento original com foto e comprovante de residência na sede do órgão municipal (rua General Francisco Glicério, 1.334 – Centro), das 8 às 17 horas.

A primeira atividade ocorrerá em 4 de outubro (terça-feira), a partir das 16 horas, com um workshop voltado ao tema “Sexualidade e transformação do corpo da mulher em tratamentos oncológicos”, com condução da terapeuta Daiane Maciel. A palestra abordará questões inerentes à fisiologia feminina diante de processos ou procedimentos de tratamento contra o câncer, relatando experiências e compartilhando sentimentos no tocante ao assunto.

No mesmo dia, haverá também o lançamento do projeto “Guerreiras”, iniciativa promovida pelo Centro Oncológico de Mogi das Cruzes, em parceria com a Rede Feminina de Combate ao Câncer Guiomar Pinheiro Franco e com o projeto social “Amigas Parceiras”, para retrato de mulheres diagnosticadas com a doença. Durante o workshop, serão exibidas fotografias das primeiras 13 pacientes das instituições mostrando sua evolução e a força da vida em cada uma para enfrentar a enfermidade.

De acordo com a diretora de projetos especiais do Saspe, Sandra Lopes Nogueira, a inspiração para o projeto teve origem no espírito das guerreiras amazonas. “As lendas retratam este povo exclusivamente feminino como mulheres fortes e lutadoras que superam todas as barreiras juntas. Aqui, no nosso cenário, o paralelo existe porque cada pessoa diagnosticada entra em uma luta sem se entregar ou desistir, assim como as amazonas”, relatou.

As reuniões seguem em 18 de outubro (terça-feira), também às 16 horas, com orientação da enfermeira especialista em suicidologia Isabele Trindade, que apresentará sobre a dor do luto em casos de perda e nos processos que envolvem a luta contra a doença, trazendo o foco para a força para enfrentar e superar as condições impostas no dia a dia.

Já em 22 de outubro (sábado), o Saspe, em conjunto com a Associação Suzanense de Esportes Aquáticos (Asea) e o grupo “Sou Girassol”, prepara um mutirão voltado para a conscientização do público acerca da importância da detecção precoce do câncer de mama e do colo do útero, possibilitando um diagnóstico acompanhado de um combate mais rápido e efetivo. O grupo se reunirá na Praça Cidade das Flores, às 10 horas, e partirá rumo ao Parque Max Feffer, passando por outras vias importantes do município, como a rua General Francisco Glicério e a avenida Mogi das Cruzes.

Para encerrar as ações, será feito um último workshop no dia 25 (terça-feira), com a arterapeuta Janete Figueira, para abordar uma questão que aflige mais e mais mulheres no mundo, a metanoia, conceito que define um estado autocrítico de resolução de conflitos internos por parte das mulheres na faixa dos 40 anos. Neste dia, haverá ênfase no aconselhamento e no apoio de uma com a outra a fim de superar estes obstáculos para melhor se aceitar.

Na visão da dirigente do Saspe, a primeira-dama Larissa Ashiuchi, o enfrentamento ao câncer é uma luta conjunta não apenas das mulheres, mas de toda a sociedade. “A prevenção começa na informação adequada e na atenção, por isso é importante fazer os exames para evitar um diagnóstico tardio, seja você homem ou mulher, pois isso aumenta e muito as chances de cura”, disse.

As atividades do Saspe não são as únicas voltadas ao público suzanense para a campanha Outubro Rosa. Nas próximas semanas, a Prefeitura de Suzano divulgará o calendário completo de ações para o período. Para mais informações acerca dos workshops e de outros projetos do órgão social, o telefone para contato é (11) 4743-1600.