28/09/2022

Projeto ‘Sarau do Binho’ é atração de nova ‘Trajetória Literária’

Projeto ‘Sarau do Binho’ é atração de nova ‘Trajetória Literária’

Iniciativa da Cultura suzanense traz dupla responsável por levar obras literárias às escolas paulistanas

A Secretaria Municipal de Cultura promove mais uma edição do projeto “Trajetória Literária” na noite da próxima quinta-feira (29/09), a partir das 19h30, no Cineteatro Wilma Bentivegna (rua Paraná, 70 – Centro), com a presença dos donos do “Sarau do Binho”, a dupla Robinson Padial, o Binho, e Suzi Soares, o evento é gratuito e o espaço municipal tem capacidade máxima para até cem pessoas.

Robinson Padial é autor de trabalhos como os livros “Postesia”, “Donde Miras – dois poetas e um caminho” e “Azterketa”, sua obra mais recente publicada em março deste ano. Visando levar a literatura a públicos mais periféricos na cidade de São Paulo, ele criou o “Sarau do Binho”, projeto que reúne artistas de diversas áreas, que se apresentam em escolas e eventos culturais.

Já a professora Suzi Soares, co-criadora do projeto, nasceu e vive na zona sul da capital paulista. Formada em Letras, ela foi professora da rede pública durante sete anos e, junto de Binho, seu companheiro, criou o sarau como ação de incentivo à leitura. Além destas, Suzi ainda esteve à frente de outros projetos como o “Matéria Poética”, iniciativa que também percorre diversas escolas públicas das periferias com poetas e escritores.

Para o mediador do encontro, Ademiro Alves de Sousa, o Sacolinha, a noite terá muita resenha e histórias de vida e de produções. “O Sarau do Binho é um projeto que existe há 19 anos, então tem muitas situações que despertam emoções diferentes, desde casos engraçados até ocasiões mais tocantes. Além dessas vivências dessa dupla incrível, vamos falar bastante da cultura nos dias de hoje e as formas com as quais ela se manifesta”, relatou.

O secretário de Cultura de Suzano, o vice-prefeito Walmir Pinto, celebrou a vinda dos convidados no “Trajetória Literária”. “O nosso projeto promove a participação de personagens importantes para a produção cultural de nossa região e, neste caso, na capital. Essas ações contribuem muito para a formação do público, inclusive com o incentivo à leitura, por isso convidamos a todos para esse importante evento”, finalizou.