24/09/2021

Projeto ‘Mulheres Fazendo História’ é homenageado na Câmara de Suzano

Moção de aplausos foi requerida pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher

O projeto “Mulheres Fazendo História na Cidade de Suzano”, promovido pelo Serviço de Ação Social e Projetos Especiais (Saspe), foi homenageado na Câmara Municipal de Suzano. O requerimento do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) foi aprovado por unanimidade na Casa de Leis durante sessão neste mês de setembro. A moção de aplausos de autoria dos vereadores visa reconhecer a importância da iniciativa na valorização do protagonismo feminino na construção do município.

Para o secretário municipal de Governo, Alex Santos, a homenagem é um justo reconhecimento ao trabalho desempenhado pelo projeto. Ele disse que a secretaria de Governo, por meio do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, tem muito orgulho em sugerir essa homenagem à Câmara Municipal, que prontamente acatou ao requerimento e criou essa moção de aplausos que, sem dúvidas, fortalece o projeto e empodera cada vez mais as mulheres e meninas da cidade.

A presidente do CMDM e diretora de projetos do Saspe, a advogada Sandra Lopes Nogueira, comemorou a homenagem e falou sobre a importância do reconhecimento. Ela disse que o “Mulheres Fazendo História” se iniciou em 2020, tendo apenas duas edições, mas que já fizeram a diferença na cidade. A cada mulher homenageada conta um pouquinho da história do município, representando todas as demais suzanenses. Para ela, o município tem mulheres fortes e batalhadoras, que enfrentam desafios diários no trabalho, na criação dos filhos e ainda conseguem se dedicar a ações que impactam positivamente toda a comunidade.

Já a primeira-dama e dirigente do Saspe, Larissa Ashiuchi, agradeceu a moção de aplausos e reforçou a parceria da Câmara Municipal junto às ações do Executivo. Ela destacou que o projeto vem como forma de resgatar o pioneirismo das mulheres, que devem e precisam ser reconhecidas e ocupar cada vez mais espaço em Suzano. Em 2017 o Saspe aproximou a administração da pauta de igualdade de gênero e foi possível desenvolver projetos importantes de empoderamento, entre eles o curso de Promotoras Legais Populares, que capacita mulheres com informação e noções básicas de Direito.

Mulheres Fazendo História
A cada edição, o projeto resgata a trajetória emocionante de oito mulheres que se dedicam a transformar a comunidade por meio da inclusão social e da garantia de direitos. Os nomes, indicados pela própria população suzanense, são escolhidos para receber uma singela homenagem, que tem o objetivo de reforçar a importância do protagonismo feminino.

Em 2021, a Prefeitura de Suzano, por meio do Saspe, relembrou a luta das mulheres por trás do Grupo Apoio Autista (GAA Suzano), da ONG Esperança e Destino, da prática oriental Lian Gong, da Associação de Apoio para Deficientes Visuais de Suzano (AADEVIS) e da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), além de destacar as histórias da empreendedora Michele Oliveira e das voluntárias Shirley Rodrigues e Luciana Souza dos Santos Cavalcante.

A partir do mês de outubro, o projeto deve iniciar a etapa de indicação de nomes para a terceira edição, em 2022. A homenagem ocorre sempre em março, durante as atividades em alusão ao Dia Internacional da Mulher (08/03).