01/08/2022

Projeto de Suzano conquista prêmios nacionais em congresso de Saúde

Projeto de Suzano conquista prêmios nacionais em congresso de Saúde

Trabalho desenvolvido pela pasta na iniciativa ‘Monitoramento do Cuidado’ foi destaque na categoria Atenção Básica à População

O prefeito Rodrigo Ashiuchi recebeu em seu gabinete, na manhã desta segunda-feira (01/08), as servidoras responsáveis pelo projeto “Monitoramento do Cuidado” para parabenizá-las pela conquista de dois prêmios durante o XXXVI Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde. O trabalho feito pela Rede de Atenção à Saúde e pela Rede de Atenção à Pessoa Vítima de Violência Doméstica e Sexual (RAPSVDS) esteve representado por Magna Damasceno e Raquel Regina Rodrigues Monteiro.

Ao lado do secretário municipal de Saúde, Pedro Ishi, e da diretora de Atenção à Saúde, Flávia Verdugo, o chefe do Executivo recepcionou as funcionárias para agradecer o empenho e felicitá-las pelo resultado. Na ocasião, durante congresso realizado em Campo Grande (MS), o projeto suzanense ganhou duas premiações. Uma era do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e outra da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), além de uma menção honrosa.

Em ambos os casos, apresentados na “17ª Mostra Brasil, aqui tem SUS”, a iniciativa de apoio e proteção recebeu o reconhecimento por suas experiências exitosas na área de Atenção Básica, conquistando a honraria do Prêmio David Capistrano, em homenagem a um dos mais conceituados especialistas da história da medicina brasileira.

Para a diretora de Atenção à Saúde, o reconhecimento é de todos os participantes. “É um trabalho conjunto, por isso eu ressalto a participação de todos das equipes que aceitaram o desafio e estão mostrando dia após dia que, com atenção e companheirismo com o cidadão, podem oferecer um apoio próximo em suas vidas”, relatou Flávia.

Segundo Magna, o serviço é integrado naturalmente às rotinas de trabalho dos profissionais, com apoio constante da pasta municipal. “Traçamos estratégias de promoção de saúde e prevenção à violência. Em certos casos, realizamos uma busca ativa para estabelecer contato com as vítimas em condição de risco. Essa é uma medida fundamental para ajudar as pessoas mais vulneráveis e encaminhá-las para o serviço de referência adequado, para que não sofram caladas”, concluiu.

Na visão do secretário, os prêmios conquistados são fruto do trabalho e do empenho das equipes de planejamento e atendimento. “Todos temos o objetivo de desempenhar nossa função e atender o povo suzanense, impactando suas vidas de forma positiva por meio das mais variadas ações. Parabenizo a Magna, a Raquel e todos os integrantes do projeto pelos prêmios e pelo trabalho feito nos postos da cidade”, concluiu Ishi.

De acordo com Ashiuchi, a conquista comprova a seriedade e o comprometimento com a população. “Nossa cidade vem evoluindo, buscando melhorar cada vez mais em prol de nossos munícipes e o trabalho feito pela Saúde é um exemplo. A conquista deste prêmio reforça o empenho de servidores como a Magna, a Raquel e a Flávia em promover as melhores condições ao povo suzanense no tratamento, na atenção e no acompanhamento médico”, completou.