27/08/2021

Projeto da Defesa Civil de Suzano se torna referência no Estado

Projeto da Defesa Civil de Suzano se torna referência no Estado

A convite da Casa Militar, equipe do órgão suzanense promoveu um curso que beneficiará outras cidades de São Paulo

A Defesa Civil de Suzano realiza há cerca de três anos um trabalho inovador de capacitação de moradores de bairros onde há áreas de risco com a proposta de reforçar a segurança das pessoas durante ocorrências. Nesta sexta-feira (27/08), a atuação do órgão municipal foi reconhecida pelo governo estadual e se tornará parte de um curso, que deverá beneficiar diversas cidades.

A convite da Secretaria de Estado da Casa Militar, o diretor Antonio Wenzler e sua equipe foram ao Palácio dos Bandeirantes, na capital paulista, para gravar um curso informativo a respeito do Núcleo de Proteção de Defesa Civil (Nupdec). O conteúdo será compartilhado com outras unidades de São Paulo, de forma a reforçar os trabalhos em áreas de risco por meio da participação popular.

O Nupdec tem como objetivo preparar moradores de comunidades para atuação emergencial em caso de eventualidades como chuvas em excesso, enchentes, transbordos de cursos d’água, deslizamentos, animais peçonhentos, entre outras. Além da possibilidade de acionar as autoridades de maneira mais eficiente e detalhada, os participantes capacitados também podem auxiliar nos trabalhos da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros no atendimento de vítimas, pois recebem orientações sobre primeiros-socorros.

Desde a criação do projeto, em 2018, aproximadamente 90 pessoas já foram formadas no curso e estão aptas para realizar ações preventivas e agir prontamente diante de ameaças naturais pelos bairros de Suzano. Elas compõem quatro grupos espalhados pela cidade, contemplando regiões como do distrito de Palmeiras e do Jardim Maitê. Por causa da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), as atividades de formação foram suspensas no ano passado, mas devem ser retomadas em breve.

O prefeito Rodrigo Ashiuchi se disse orgulhoso da postura exemplar do órgão suzanense e parabenizou a todos os envolvidos no projeto, tanto os agentes municipais da Defesa Civil como os representantes comunitários, que assumiram o compromisso de auxiliar as autoridades em eventuais momentos de crise. Ele disse que o órgão tem um desempenho excepcional nos trabalhos de prevenção e atendimento dos bairros, e o reconhecimento vindo do governo do Estado prova que esta é mais uma experiência exitosa e de boas práticas implementada na cidade. O Nupdec agora servirá de referência para diversos outros municípios no auxílio àqueles que moram próximos a áreas de risco.