15/06/2022

Projeto ‘Bombeiro na Escola’ promove última aula para alunos do Jardim Maitê

Projeto ‘Bombeiro na Escola’ promove última aula para alunos do Jardim Maitê

Crianças da Escola Municipal Antônio Carlos Mayer receberam certificados ao final das quatro atividades da iniciativa

A Escola Municipal Antônio Carlos Mayer, do Jardim Maitê, recebeu nesta quarta-feira (15/06) a última aula do projeto “Bombeiro na Escola”, uma iniciativa realizada a partir de parceria da Secretaria de Educação de Suzano e o 17º Grupamento do Corpo de Bombeiros. Cerca de 60 crianças divididas em duas turmas do 4º ano participaram das quatro aulas desenvolvidas, com uma hora de duração cada.

Durante as apresentações, os alunos foram orientados sobre as formas de evitar perigo, como e quando acionar a corporação e sobre a atuação da corporação. Foram passadas também informações a respeito das rotas utilizadas pelas equipes e o procedimento correto de ação durante as ocorrências. Ao final da última aula, nas dependências da sede do 17º Grupamento, os estudantes receberam um certificado e produziram desenhos e redações sobre o conteúdo apresentado.

O projeto já foi desenvolvido em outros municípios paulistas, mas em Suzano é a primeira vez que a ação é viabilizada nas escolas. De acordo com o secretário municipal de Educação, Leandro Bassini, os alunos dentro do ambiente escolar tornaram-se multiplicadores de conhecimento e serão capazes de identificar situações de risco, bem como evitá-las. Assim, se tornarão cidadãos conscientes, que respeitam as leis, o meio ambiente e o próximo. E eles devem repassar isso em casa também, para mostrar o que aprenderam e como ajudar os colegas.

O comandante do Corpo de Bombeiros em Suzano, Marcos Vinicius Carbonel e Silva, disse que as portas do grupamento continuam abertas aos alunos. “Agradeço muito à Prefeitura de Suzano por ter aceitado esse projeto de imediato. É algo novo para nós e para as crianças também. Ficamos imensamente gratos por fazer essa primeira formatura. Estamos de portas abertas”, afirmou ele, que elogiou o trabalho desenvolvido pelo bombeiro educador André Fernandes de Oliveira nas atividades.

Representando o prefeito Rodrigo Ashiuchi, o chefe de Gabinete da Prefeitura de Suzano, Afrânio Evaristo da Silva, destacou que o projeto “Bombeiro na Escola” será fundamental na vida dos alunos. Ele parabenizou os professores e os bombeiros pela oportunidade de apresentar este projeto, sendo de vital importância que as crianças tenham este conhecimento, até para poderem saber como agir.

As próximas atividades do projeto deverão ocorrer na Escola Municipal Professora Mônica Sonia Franco Pinheiro Maida, no bairro dos Moreiras, no mês de agosto.